mal alheio de cabelo pende – o provérbio não é muito conhecido, mas tem tudo que ver com o novo filme da disney. entrelaçados baseia-se na história de uma rapariga com mais de 20 metros de cabelo, dada a conhecer pelos irmãos grimm. o nome, parecido a um grunhido, da dupla de escritores ficou gravado na história por causa da sua célebre recolha de mais 2.600 contos e fábulas populares europeias, feita há dois séculos.
a menina do milagre capilar chama-se rapunzel e veio juntar-se às dos clássicos branca de neve e os sete anões, a bela adormecida, a cinderela e a princesa e o sapo, todos eles inspirados nos irmãos grimm. mantém-se a tradição de ser uma princesa a quem nem tudo corre de feição, com uma história capaz de puxar a lágrima às meninas mais sensíveis.
tudo começou com uma flor dourada, nascida no alto de um monte verde. um dia, uma velhota passou pela planta e, vendo o seu brilho da cor do sol, decidiu tocar-lhe. de repente as rugas do seu rosto começaram a desaparecer, o cabelo branco e quebradiço ficou preto e solto e os quilinhos a mais evaporaram-se. a velhota parecia ter 30 anos de novo!
enquanto isso, pelo reino corriam rumores sobre o poder curativo desta planta mágica, que não se sabia muito bem onde tinha nascido. só esta poderia salvar a rainha que estava muito doente e quase a ter um bebé. a velhota-que-já-não-era-velhota bem tentou esconder a planta de toda a gente, mas os guardas reais acabaram por encontrar a flor e levá-la à rainha.
bem espremidinha, a flor deu um xarope fluorescente que a rainha bebeu de um trago. logo ficou boa e deu à luz uma menina muito saudável. o que os reis não sabiam é que a menina, a quem deram o nome de rapunzel, ficara com o poder mágico da flor: se cantassem a canção correcta, os seus cabelos loirinhos ficariam resplandescentes e podiam dar vida a tudo que lhes tocasse. viciada neste poder mais eficaz do que qualquer operação plástica, a velhinha conseguiu infiltrar-se no castelo e roubar a menina que acabara de nascer. trancou-a numa torre bem alta, fazendo-se passar por sua mãe e proibindo-a de sair de casa para sempre: os poderes mágicos do cabelo de rapunzel ficariam só para si. a jovem cresceu a acreditar que do outro lado da janela só haveria bichos, monstros, adamastores… até que um dia o destino fez chegar outro ser humano à torre: nada mais nada menos que o ladrãozeco mais procurado do reino.
será ele a libertá-la da sua conchinha, e mostrar-lhe que o mundo lá fora tem coisas boas. e más? também, mas sempre se pode tentar cortá-las pela raiz…
entrelaçados
de byron howard e nathan greno
m6