PSD exige explicações do Governo sobre transferência de fundo pensões da PT

O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, exigiu hoje que o Governo preste explicações sobre a avaliação, as condições e as implicações futuras da transferência para o Estado do fundo de pensões da Portugal Telecom (PT).

durante o jantar de natal do grupo parlamentar do psd, que decorre no centro de congressos de lisboa, miguel macedo acusou o governo de não ter dado «nenhuma explicação sobre esta matéria», assinalando que «esta operação tem de consumar-se até ao fim do ano» e que hoje é dia 21 de dezembro.

o líder parlamentar do psd considerou que será ilegítimo «que uma operação destas se faça sem nenhuma explicação pública, porventura entre o natal e o ano novo, quando os portugueses estão em família a comemorar esta quadra festiva e, sobretudo, quando o parlamento está fechado».

«isto não é forma de tratar aspectos muito relevantes da nossa vida colectiva e daqui o psd lança este repto, este desafio e esta exigência: o governo vai ter mesmo de explicar tudo sobre esta matéria. e nós queremos saber tudo sobre esta matéria, porque não queremos ter surpresas no futuro», declarou.

segundo miguel macedo, não se sabe «em que termos foi avaliada esta transferência, quais as condições que rodeiam esta transferência, quais as implicações futuras para o sistema de segurança social que decorrem desta transferência».

«e estas são perguntas que não queremos deixar de fazer e são exigências que fazemos a partir daqui ao governo», acrescentou, alegando que o psd tem «tanta ou maior legitimidade» para exigir explicações por não se opor à operação.

«mas uma coisa é termos a posição de princípio de não oposição, outra coisa é aceitarmos sem conhecermos os fundamentos, as razões, tudo aquilo que significa transferir o fundo de pensões da pt, ou seja, 2,8 mil milhões de euros, para a segurança social. fica feita esta exigência pública ao governo», reforçou.

 

sol/lusa