qual a piada de contar histórias? o encenador fernando gomes, do teatro infantil de lisboa (til), diz que é o seu passatempo preferido. quando era mais novo, também lhe contaram muitas e é por isso que hoje as quer contar a outras crianças também.
para este natal, fernando lembrou-se de uma melodia clássica do compositor russo tchaikovsky, que ouvia quando era petiz. era uma música inspirada num conto do escritor alemão e.t.a. hoffmann: o quebra-nozes e o rei dos camundongos. foi nestas duas obras que o encenador se inspirou para o novo trabalho do til, uma peça de teatro cheia de música, cantorias e pezinhos de dança.
é à volta de uma árvore de natal que gira a primeira cena da história. uma árvore de natal pontiaguda, cheia de luzes, a terminar numa estrela amarela e cintilante. mas é bem cá em baixo que está todo o interesse – ou não é afinal, junto à raiz, que ficam as prendas?
assim pensavam clara e fritz, dois irmãos ansiosos pelas 12 badaladas. à meia-noite, como o resto dos meninos do mundo que festejam o natal, poderiam ver todos os brinquedos que a família lhes comprou… não fosse o primo rodolfo, aquele de quem toda a família diz maravilhas, estar atrasado. e tinham combinado abrir as prendas só quando ele chegasse!
tic tac, tic tac, tic tac… o primo rodolfo nunca mais chegava e o impaciente fritz implorou ao padrinho para abrir as sua prenda. depois de rasgar o embrulho, saiu de lá uma bola. mas não era uma bola qualquer, era uma bola cheia de países, um globo com o mapa do mundo inteiro! ‘grande coisa’ pensou fritz, torcendo o nariz. nem dava para jogar à bola… «tens o mundo nas mãos!», exclamou o padrinho, mostrando-lhe que sempre podia brincar às viagens.
depois foi a vez de clara abrir a prenda do padrinho. do embrulho saiu um quebra-nozes com a forma de um rapazote de lágrima no canto do olho.
foi então que o padrinho, mestre em truques de magia e sábio contador de histórias, lhes contou a trágica origem daquele objecto. o quebra-nozes já fora nada mais nada menos que um princípe. mas o rei dos camundongos, um rato muito maquiavélico, mandou que o transformassem daquela forma.
ao saber que a solução para este infeliz príncipe é uma noz encantada, clara partiu numa aventura incrível para o ajudar. viajou por sítios que nunca imaginou (estariam estes no atlas de fritz?) e conheceu personagens incríveis como uma fada de neve, os pinguins pim, pam e pum, o rei bombom e a rainha boaboa…
será que clara encontrou a noz? isso não vamos contar, mas também não é o mais importante… acima de tudo, clara aprendeu a acreditar na imaginação. é ela que faz sonhar quem conta histórias e quem as sabe ouvir. e é ela, afinal de contas, o segredo da magia do natal.
teatro armando cortez, pontinha, lisboa
telef.: 217 154 057
sáb., dom., e feriados às 15h – até maio – maiores de 4 anos