Salão Automóvel de Lisboa aquece de novo os motores

Três anos após a última edição, e depois de um adiamento devido à crise, o maior evento do sector automóvel volta a ser organizado. Já há data estabelecida: 4 a 11 de Novembro.

os apreciadores de veículos motorizados podem começar a esfregar as mãos de contentamento. a engrenagem para organizar a próxima edição do salão internacional automóvel de portugal já está em movimento. a crise do sector tinha causado o adiamento do evento para o último trimestre de 2011 mas, mesmo com as perspectivas negativas para este ano, o salão já está a ser preparado. ao que o sol apurou, o salão vai ser marcado para a semana de 4 a 11 de novembro e a direcção da acap – associação automóvel de portugal deve apresentar formalmente o projecto nas próximas semanas.

contactado pelo sol, o secretário-geral da acap, hélder pedro, afirmou ser prematuro dar mais pormenores sobre a iniciativa, mas confirmou que haverá uma reunião da direcção a breve prazo, após a qual os pormenores serão conhecidos. habitualmente, a acap faz a apresentação dos detalhes do salão com nove meses de antecedência, e este ano será seguida «a mesma linha». o responsável preferiu não adiantar mais pormenores, nomeadamente sobre eventuais lançamentos de modelos em portugal, mas lembrou que a tradição aponta para estreias nacionais durante no certame. contudo, frisou, «cabe às marcas fazer essa gestão da comunicação».

o salão é o maior evento automóvel do país e é organizado de dois em dois anos. na última edição, em 2008, mais de 40 mil metros quadrados na fil, parque das nações, em lisboa, receberam cerca de 250 mil visitantes. e mais de 700 jornalistas puderam acompanhar a estreia em portugal de novos modelos das marcas.

travões da crise

a edição seguinte estava prevista para maio de 2010. mas pelo meio atravessou-se 2009, o pior ano de vendas do sector automóvel em portugal nas últimas duas décadas. e, quando foi necessário dar início aos trabalhos, a acap reponderou o projecto. «face à situação de crise que o país atravessa, e não existindo perspectivas de recuperação no próximo ano, a acap decidiu adiar o salão internacional do automóvel, que deveria ter lugar no final de maio de 2010, para o último trimestre de 2011», referia um comunicado da associação, em setembro de 2009.

nesse mês já eram evidentes as dificuldades das marcas em escoar os veículos, num ano de recessão económica: as vendas de ligeiros de passageiros nos primeiros nove meses de 2009 caíram mais de 30% e o escasso volume de vendas precipitou a decisão da acap.

no ano passado, o mercado recuperou, ajudado pelas mudanças fiscais que o governo introduziu no orçamento para 2011, que levaram à antecipação de compras. embora os pesados e comerciais tenham tido um dos piores desempenhos das últimas décadas (ler em baixo), as vendas de ligeiros de passageiros subiram 39%, tendo sido adquiridos 223 mil veículos.

o sector antecipa agora um ano de 2011 difícil, sobretudo no primeiro semestre. mas hélder pedro acredita que o salão possa marcar o início da recuperação em 2012. «os salões constituem sempre um momento para mostrar a dinâmica do sector. as marcas aproveitam para lançar campanhas, apresentam modelos e, naqueles dez dias, a agenda do país está centrada no mundo e nas marcas automóveis. e, como vamos estar no final do ano, e é esse o objectivo», afirmou.

joao.madeira@sol.pt