Avatar de João Paulo Madeira

João Paulo Madeira


  • Empresas públicas ameaçam défice

    Mudança nas contas europeias vai fazer subir o PIB em 2,5%, mas obriga a integrar a CP no orçamento. INE vai calcular o preço e a frequência dos actos sexuais com prostitutas, para medir a economia paralela.

    Empresas públicas ameaçam défice

  • IMI entra em contra-relógio

    Falta avaliar 1,8 milhões de imóveis. Os processos mais complicados ficaram para o fim e mesmo com mais três meses permitidos pela troika, podem ficar prédios por avaliar.


  • IEFP fiscaliza ‘cunhas’ nos centros de emprego

    «Só admitir a Vera Pereira». Um anúncio de trabalho publicado há semanas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a indicação da candidata que devia ocupar o lugar, deixou suspeitas no ar. Até que ponto as vagas dos centros de emprego são ou não preenchidas por ‘cunhas’ pessoais?


  • Subsídios: Pagamento em 12 meses pode subir salários

    O primeiro-ministro admitiu que a restituição gradual dos subsídios de férias e de Natal, no final do programa da troika, possa ser distribuída ao longo de 12 pagamentos mensais, incluindo no privado.


  • OCDE quer mais cortes no subsídio de desemprego

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o acordo de concertação social assinado entre o Governo, as entidades patronais e a UGT é uma «contribuição importante» para a paz social em Portugal.


  • IRS: veja aqui as simulações

    A maioria dos trabalhadores atingidos pelas novas tabelas de retenção na fonte de IRS vai sofrer uma redução até 40 euros na remuneração líquida mensal.


  • IRS: Função Pública e pensionistas mais penalizados

    As retenções na fonte para este ano vão penalizar os funcionários públicos e os pensionistas abrangidos pelos cortes de subsídios de Natal e de férias, se forem aplicadas as mesmas tabelas do sector privado, como geralmente acontece.


  • Inspecção do trabalho encobriu denúncias de corrupção

    O ambiente na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está em ponto de ebulição. O inspector-geral do Trabalho, José Luís Forte, instaurou um inquérito para investigar suspeitas de favorecimento, tráfico de influências e corrupção nos apoios financeiros concedidos pelo organismo, mas ignorou durante três meses as denúncias que surgiram. E a direcção é acusada…


  • Salários e pensões encolhem no fim do mês

    Os montantes que os trabalhadores e pensionistas em Portugal recebem na conta bancária todos os meses, pagos pela entidade patronal ou pela Segurança Social, devem baixar a partir deste mês. O Ministério das Finanças indicou ao SOL que até meados de Fevereiro serão publicadas novas tabelas de retenção na fonte de IRS, o que deverá…


  • Os milhões que escapam pelo offshore da Madeira

    O que têm em comum a Pepsi, Kadhafi e a Arcelor Mittal, o maior fabricante mundial de aço? A resposta está numa sala de 100 m2 no Funchal: todos utilizaram a Zona Franca da Madeira (ZFM) para sediar empresas e pagar menos impostos. Os últimos registos do Ministério das Finanças mostram que, das 2.981 empresas…