Avatar de João Paulo Madeira

João Paulo Madeira


  • Empresas públicas ameaçam défice

    Mudança nas contas europeias vai fazer subir o PIB em 2,5%, mas obriga a integrar a CP no orçamento. INE vai calcular o preço e a frequência dos actos sexuais com prostitutas, para medir a economia paralela.

    Empresas públicas ameaçam défice

  • IMI entra em contra-relógio

    Falta avaliar 1,8 milhões de imóveis. Os processos mais complicados ficaram para o fim e mesmo com mais três meses permitidos pela troika, podem ficar prédios por avaliar.


  • IEFP fiscaliza ‘cunhas’ nos centros de emprego

    «Só admitir a Vera Pereira». Um anúncio de trabalho publicado há semanas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a indicação da candidata que devia ocupar o lugar, deixou suspeitas no ar. Até que ponto as vagas dos centros de emprego são ou não preenchidas por ‘cunhas’ pessoais?


  • Subsídios: Pagamento em 12 meses pode subir salários

    O primeiro-ministro admitiu que a restituição gradual dos subsídios de férias e de Natal, no final do programa da troika, possa ser distribuída ao longo de 12 pagamentos mensais, incluindo no privado.



  • OCDE quer mais cortes no subsídio de desemprego

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o acordo de concertação social assinado entre o Governo, as entidades patronais e a UGT é uma «contribuição importante» para a paz social em Portugal.


  • IRS: veja aqui as simulações

    A maioria dos trabalhadores atingidos pelas novas tabelas de retenção na fonte de IRS vai sofrer uma redução até 40 euros na remuneração líquida mensal.


  • IRS: Função Pública e pensionistas mais penalizados

    As retenções na fonte para este ano vão penalizar os funcionários públicos e os pensionistas abrangidos pelos cortes de subsídios de Natal e de férias, se forem aplicadas as mesmas tabelas do sector privado, como geralmente acontece.


  • Inspecção do trabalho encobriu denúncias de corrupção

    O ambiente na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está em ponto de ebulição. O inspector-geral do Trabalho, José Luís Forte, instaurou um inquérito para investigar suspeitas de favorecimento, tráfico de influências e corrupção nos apoios financeiros concedidos pelo organismo, mas ignorou durante três meses as denúncias que surgiram. E a direcção é acusada…



  • Salários e pensões encolhem no fim do mês

    Os montantes que os trabalhadores e pensionistas em Portugal recebem na conta bancária todos os meses, pagos pela entidade patronal ou pela Segurança Social, devem baixar a partir deste mês. O Ministério das Finanças indicou ao SOL que até meados de Fevereiro serão publicadas novas tabelas de retenção na fonte de IRS, o que deverá…


  • Os milhões que escapam pelo offshore da Madeira

    O que têm em comum a Pepsi, Kadhafi e a Arcelor Mittal, o maior fabricante mundial de aço? A resposta está numa sala de 100 m2 no Funchal: todos utilizaram a Zona Franca da Madeira (ZFM) para sediar empresas e pagar menos impostos. Os últimos registos do Ministério das Finanças mostram que, das 2.981 empresas…


  • Estado comprou mil carros em ano de crise

    Segundo uma auditoria do Tribunal de Contas (TC), publicada na semana passada, com os dados mais recentes do Parque de Veículos do Estado (PVE), mais de mil veículos deram entrada na Administração Pública em 2010, por via de aquisição ou de aluguer operacional.


  • Despedimentos ameaçam 800 recibos verdes do IEFP

    Cerca de 800 trabalhadores independentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm o seu posto de trabalho em risco, alerta o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública. Com o fim de vários Centros de Novas Oportunidades, vários formadores e técnicos com regime de prestação de serviço podem ver o seu vínculo terminar.



  • Já há mais de 5600 casais desempregados

    O mercado de trabalho não está a dar tréguas às famílias portuguesas. O número de agregados com ambos os elementos do casal no desemprego não parou de aumentar, desde que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) começou a recolher estatísticas sobre o tema, há um ano. Em Novembro, havia 5.649 casais naquela situação,…


  • Estado tirou subsídios de Natal a mais

    Uma aplicação incorrecta do imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal deste ano fez com que vários funcionários públicos tenham sofrido um corte no vencimento superior ao que estabelece a legislação. Isto porque a retenção de IRS foi calculada com base no salário bruto e não no líquido, levando a uma cativação de rendimentos em excesso.


  • Segurança Social investiga erros

    O Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS) abriu uma averiguação interna para apurar o que motivou os erros em notificações enviadas a trabalhadores independentes nas últimas semanas.


  • Segurança Social gera onda de indignação

    Uma carta que o Instituto da Segurança Social (ISS) está a enviar a trabalhadores independentes, na qual são solicitados pagamentos adicionais para o sistema contributivo, está a provocar uma onda de indignação. Vários pensionistas e funcionários públicos – com rendimentos que deveriam estar isentos de descontos – estão a ser intimados a pagar centenas de…



  • Director da Autoeuropa: ‘Hoje seria impossível trazer a fábrica para Portugal’ [vídeo

    A fábrica da Volkswagen (VW) em Palmela começou a ser construída há 20 anos. Em entrevista ao SOL, o director-geral, António de Melo Pires, mostra orgulho no percurso percorrido, mas avisa que é necessário «lutar».


  • Sindicatos propõem desobediência à meia-hora extra

    Se a meia-hora adicional de trabalho for aprovada e entrar em vigor em 2012, não terá um início de vida fácil. No meio sindical está a crescer a ideia de que a contestação poderá passar pela recusa em cumprir o prolongamento do horário nas empresas que avancem com a medida, uma forma de protesto que encaixa…


  • Recibos verdes devem 641 milhões à Segurança Social

    Os trabalhadores independentes têm uma dívida total à Segurança Social de 641 milhões de euros, segundo o último levantamento feito pelos serviços, adiantou ao SOL fonte oficial do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (MSSS). O objectivo do Ministério é regularizar a maior parte das dívidas através de acordos para pagamento das dívidas em…