A violência não tem sexo

Não creio que a loucura do amor seja mais cruel nos homossexuais do que nos heterossexuais. Certo é que a maioria das mulheres tem menos força física.

sendo o brasil um dos países emergentes mais em aceleração, era normal e expectável que a tomada de posse da nova presidente fosse um acontecimento à escala global.

e assim foi. um pouco por todo o mundo, com mais ou menos destaque, se falou do assunto. para a história ficará sempre a cumplicidade – circunstancial, é certo – demonstrada por hillary clinton e hugo chávez.

mas para a imprensa brasileira, e não só, um facto mereceu ampla cobertura: a mulher do vice-presidente, marcela temer, de 27 anos, que com a sua beleza e a sua trança – que passou directamente para a montra da moda de verão do país –, quase abafou o sorriso e alegria de dilma rousseff. marcela, além de ser comparada a uma estátua romana, foi também elogiada por passar a ser a carla bruni brasileira. mas o dado mais ‘gozado’ e que mereceu mais ‘sacanagem’ da imprensa e dos blogueres foi o facto de marcela ter menos 43 anos que o marido.

de um dia para o outro, a rapariga que há sete anos fez uma tatuagem para ‘prestigiar’ o seu marido – este foi apenas um dos milhentos dados divulgados por todos aqueles que se tinham cruzado na sua vida – tornou-se um rosto familiar para milhões de pessoas. a história tem todos os condimentos para despertar a curiosidade dos leitores ou espectadores.

uma semana depois, um jornalista português especializado em fofocas de vão de escada – cujos protagonistas em portugal têm o nome de jet-set – foi brutalmente assassinado pelo suposto namorado. o crime foi espalhado aos quatro cantos do mundo, já que carlos castro, de 65 anos, sofreu atrocidades, dignas de um filme de hannibal lecter, pelo jovem amante de 21 anos. até o insuspeito new york times se viu ‘obrigado’ a noticiar o caso. percebe-se porquê… é que o mesmo tem todos os ingredientes para atrair audiências e ninguém quer deixar de saber os pormenores mórbidos que levaram um rapaz de 21 anos a passar-se para o campo da loucura. além disso, trata-se de uma suposta relação homossexual.

há perto de um ano li uma notícia de que um rapaz tinha morto a namorada à marretada porque esta o tinha deixado. antes também lera que outro jovem abandonado havia morto a companheira recorrendo a ácido sulfúrico e utilizando técnicas de malvadez de que nem o tal hannibal se lembraria. não foram notícia em parte nenhuma, a não ser em portugal. porquê? porque não tinham os tais ingredientes para as audiências e, diga-se, não ocorreram em nova iorque e não metiam homossexualidade. não creio que a loucura do amor seja mais cruel nos homossexuais do que nos heterossexuais. agora é certo que a maioria das mulheres não tem tanta força física como os homens. só isso.

vitor.rainho@sol.pt