«o objectivo de manuel alegre era que houvesse uma segunda volta, o que não conseguiu», sublinhou a dirigente socialista, em declarações feitas momentos depois de as projecções apontarem para uma vitória à primeira volta a cavaco silva.
«as projecções vão todas no mesmo sentido», admitiu maria de belém, referindo-se também à abstenção, que considerou «preocupante» e a merecer «uma reflexão».
as previsões, que dão a manuel alegre um resultado entre os 17 e os 21%, foram recebidas quase em silêncio no hotel altis, em lisboa, onde decorre a noite eleitoral da candidatura de alegre. a concretizarem-se estes valores, alegre poderá ficar abaixo da votação de 2006, quando avançou para a corrida a belém sem o apoio de qualquer partido, obtendo então 20,7% dos votos.
a ouvir a declaração de maria de belém, na primeira fila da plateia, estiveram daniel sampaio (mandatário de alegre por lisboa) e jacinto lucas pires (mandatário para a juventude), bem como helena roseta, luís moita e josé manuel mendes (da comissão de honra do candidato). pelo ps estão no altis os deputados eduardo cabrita e jamila madeira, estando também presente o ex-deputado independente miguel vale de almeida. já o bloco de esquerda está representado pelos eurodeputados miguel portas e marisa matias e pelos deputados helena pinto, mariana aiveca a jorge costa.
susete.francisco@sol.pt