Maria Alzira Seixo distinguida com Prémio Vergílio Ferreira 2011

A escritora Maria Alzira Seixo, de 69 anos e natural do Barreiro (Setúbal), foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira 2011 pela Universidade de Évora, revelou hoje a academia alentejana.

O prémio, que pretende distinguir o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes no âmbito da narrativa e do ensaio, vai ser entregue numa cerimónia pública, na sala de actos da instituição, a 1 de Março, aniversário da morte de Vergílio Ferreira.

Criado em 1997, o galardão tem carácter anual e, este ano, a escolha unânime do júri recaiu na ensaísta, crítica literária e professora catedrática Maria Alzira Seixo, especialista em Literatura Francesa, Comparada e Portuguesa.

A escritora colaborou com a Universidade de Évora, onde foi a coordenadora pedagógica e científica da área da Literatura Francesa até meados da década de 90, e foi responsável pela oração laudatória a José Saramago, quando este recebeu, em 1999, o doutoramento honoris causa pela academia.

A premiada impulsionou e presidiu ainda à Associação Portuguesa de Literatura Comparada e à Federação Internacional de Línguas e Literaturas Modernas.

A Universidade de Évora lembra que Maria Alzira Seixo tem «uma vasta bibliografia publicada», destacando títulos como Para o Estudo da Expressão do Tempo no Romance Português Contemporâneo, publicado em 1968, ou Discursos do texto de 1977.

Seguiram-se títulos como O Essencial sobre José Saramago (1987), Lugares da ficção em José Saramago. O essencial e outros ensaios (1999) e Os romances de António Lobo Antunes; análise, interpretação, resumos e guiões de leitura (2002), entre outros.

A escritora é especialista do romance português contemporâneo e, em especial, da ficção de António Lobo Antunes.

No ano passado, publico As flores do Inferno e Jardins Suspensos, um estudo aprofundado sobre os romances daquele escritor.

José Alberto Machado, da Universidade de Évora, presidiu ao júri do prémio, formado ainda por Fernando Gomes, responsável do departamento de Linguística e Literaturas, Fernanda Irene Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Paula Morão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pelo poeta e crítico literário Liberto Cruz.

Nas edições anteriores, o Prémio Vergílio Ferreira já foi atribuído a Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Agustina Bessa Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho e Luísa Dacosta.

O galardão visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores escolhidos e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.

 

Sol/Lusa