Imaculada concepção

Vestida de branco, a hospedaria do Convento de Tibães, em Braga, é gerida por seis ‘virgens consagradas’ da terceira ordem carmelita. Longe da cidade, a cor da paz.

o hábito não faz o monge mas fá-lo parecer de longe – o provérbio serviria perfeitamente há mais de dois séculos, mas em nada tem que ver com as freiras que hoje vivem no mosteiro de tibães, em braga.

as seis irmãs que actualmente gerem a hospedaria do convento seguem a terceira ordem carmelita, pertencendo à família missionária donum dei. nascida em frança, mas sedeada em roma, esta comunidade internacional é composta pelas chamadas ‘virgens consagradas’ e pretende evangelizar através do trato social.

daí que christine, teodora, lucie, rosalie, francisca e adelaide não enverguem vestes religiosas: estas irmãs não são eremitas, querem misturar-se com a população. no restaurante da hospedaria, o l’eau vive, onde servem um menu francês, é possível ouvi-las cantar no final das refeições.

banhados de branco, os quartos respeitam a reduzida configuração das antigas celas dos monges beneditinos que ali habitaram há mais de dois séculos. a hospedaria fecha entre a meia-noite e as oito da manhã, pelo que à noite resta dedicarmo-nos à contemplação.

www.hospedariatibaes.com

aisha.rahim@sol.pt