ema xavier e filipe maia recuperaram o conceito de pensão numa unidade hoteleira familiar e moderna. é no centro do porto que fica a pensão a favorita, onde os hóspedes se sentem em casa, num espaço com bom gosto, à moda antiga, mas com as comodidades da vida moderna. só o ranger do soalho – o pavimento original foi recuperado – faz lembrar que o prédio já tem uma bonita idade.
o projecto de arquitectura é de nuno sottomayor e a decoração coube ao designer francês sam baron, amigo do casal. o ambiente respeita o espírito de outros tempos com objectos tradicionais portugueses e mobiliário nórdico antigo. o corredor, à entrada, ganha textura graças à cerâmica decorativa das caldas da rainha, igualmente branca.
os quartos são espaçosos, com camas confortáveis. já o chão das casas-de-banho parece antigo, mas é novo, tal como os azulejos das varandas, das suites e do restaurante. tudo obra do artesão lúcio zagalo, de estremoz. nas paredes, sobressaem os estuques da loja do museu do estuque e as ilustrações da dama aflita. a galeria portuense tem, de resto, desenhos expostos no último piso.