Avatar de Ana Isabel Pereira

Ana Isabel Pereira


  • Viver com o salário mínimo: O milagre da multiplicação

    A Rafaela tem sete anos. Os pais passam dificuldades, mas isso não parece afectá-la. É uma menina com muita vida e tem até um ‘padrinho’ que lhe envia brinquedos e pequenos mimos como bolachas ou iogurtes, através da associação Coração de Rua. Só tem um desejo por cumprir: um irmão “para brincar”. A mãe, Patrícia…

    Viver com o salário mínimo: O milagre da multiplicação

  • Pelos caminhos do vinho Verde

    O vinho verde anda nas bocas do mundo, literalmente. E para isso muito têm contribuído as ‘operações de charme’ que se fazem à sua volta. O favoritismo dos tintos e dos brancos está a esmorecer cada vez mais. Os verdes começam a ganhar um terreno que já não é só visível em hectares, mas principalmente…

    Pelos caminhos do vinho Verde

  • Teixeira dos Santos: ‘Sem crescimento, Portugal semeará a dúvida nos seus credores’

    Um país que não cresce não consegue dar garantias aos seus credores de que vai pagar a sua dívida”, vaticinou, esta quinta-feira, 24 de Julho, Fernando Teixeira dos Santos.

    Teixeira dos Santos: ‘Sem crescimento, Portugal semeará a dúvida nos seus credores’

  • Situação do BES é problema dos accionistas do banco, defende Teixeira dos Santos

    “O primeiro grande desafio para as entidades envolvidas [no caso BES] é assegurar aos mercados que se trata de um caso isolado”, defendeu esta quinta-feira, 24 de Julho, Teixeira dos Santos. O ex-ministro de Estado e das Finanças entende que se for “claro que é um caso confinado e que os accionistas actuais acomodam as…

    Situação do BES é problema dos accionistas do banco, defende Teixeira dos Santos


  • Autocarro eléctrico português faz sucesso

    Genebra, Viena e Estugarda estão interessadas no eCobus, o autocarro eléctrico da Salvador Caetano pensado exclusivamente para aeroportos. Já há dois em circulação na Alemanha e na Finlândia.

    Autocarro eléctrico português faz sucesso

  • Licores tradicionais entram no mercado asiático

    A amêndoa amarga e a groselha produzidas em Portugal estão a suscitar o interesse do mercado asiático. A Xarão, empresa de Valongo de produção de licores, entrou recentemente no mercado chinês, avançou ao SOL o administrador do negócio familiar, Hugo Monteiro. O Vietname também está nos planos, tal como a Colômbia.


  • Segredos para voltar a encher as missas

    Para atrair mais fiéis, os padres estão a apostar nas crianças. O sacerdote de Pernes fez uma caderneta sobre o Evangelho e todos os domingos distribui um cromo. E, em Lisboa, Feytor Pinto dá uma missa especial para os mais novos. Preocupados, os bispos estão a preparar mudanças nas dioceses para as tentar adaptar aos…


  • Um padre para seis paróquias

    O sacerdote Paulo Jorge faz mil quilómetros por semana para não deixar os fiéis sem missa. Tem a seu cargo seis comunidades, como sucede com muitos outros colegas por todo o país. Só assim a Igreja tem evitado fechar as portas de muitas capelas. Segundo os últimos dados, em Portugal há 4.270 paróquias, e 765…



  • Cofre online para guardar facturas

    A Xnfinity, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu uma plataforma onde é possível os consumidores arquivarem e organizarem as facturas electrónicas, enviadas directamente pelos negócios na hora da transacção, para mais tarde apresentar em sede de IRS, aos seguros de saúde, como garantias ou para efectuar…


  • Exercício no local de trabalho

    Start-up da Universidade do Porto tem clientes como a Jerónimo Martins e a Efacec. Este ano, cresceu mais de 20% e, em 2013, quer expandir-se para todo o país e engordar o negócio até 35%.


  • Sonae Sierra reforça presença em Marrocos

    A Sonae Sierra assinou o terceiro contrato de prestação de serviços de gestão do desenvolvimento de centros comerciais em Marrocos. O negócio com a marroquina Marjane, divulgado esta terça-feira no Porto, é mais um passo para o reforço da presença naquele mercado emergente, onde a empresa portuguesa entrou há um ano e meio.


  • Nova marca nacional de cosméticos low cost é um sucesso

    Em Portugal, os novos cremes da I Love Me estão disponíveis em cerca de 100 pontos de venda – entre farmácias, perfumarias, salões de estética e SPA – e, em breve, poderão estar em mais 120 espaços de uma grande cadeia de lojas de saúde e bem-estar que está interessada em comercializar a I Love…



  • Cidades a pedalar

    Se há tendência urbana que parece ter vindo para ficar é a do uso da bicicleta no dia-a-dia. As autarquias investem na criação de percursos específicos, organizam-se movimentos e eventos de defesa deste meio de transporte – como os ‘encontros’ Cycle Chic, Bicicletada e Cicloficina –, surgem novas lojas de aluguer e venda de bicicletas…


  • Arcádia com novas lojas em 2012

    A Arcádia, empresa de confeitaria fundada no Porto em 1933, acaba de abrir as suas primeiras lojas franchisadas, em Guimarães e Braga, norte de Portugal.


  • Uma marca de equipamento desportivo 100% portuguesa

    A STRIKE é uma marca de equipamento desportivo 100% portuguesa, que nasceu em Vila Nova de Gaia, na empresa Resende & Baptista – que detém, entre outras marcas, a ‘velhinha’ Conti e a Patrick (que produz e distribui em Portugal e Espanha) –, e já está a ser comercializada em países como Espanha, Angola e…


  • Consoada à Master Chef [com receitas

    Lígia Santos, engenheira, foi a vencedora do programa de cozinha da RTP. A pedido do SOL, preparou uma ementa de Natal



  • 150 quilos de explosivos para destruir torre 5 do Aleixo

    Hoje vem abaixo uma das cinco torres do Bairro do Aleixo, aquele que é conhecido como o maior ‘mercado de droga’ da cidade do Porto.


  • Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

    A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José…


  • Testemunho do mestre de Caxinas: Perdidos no mar

    Na balsa, fui eu que quebrei o silêncio e falei primeiro. A minha preocupação era verificar o que havia lá dentro. Tínhamos água potável e pastilhas que eram suplementos que substituem a alimentação.