com a designação de codesp – confederação de distribuição, comércio e serviços de portugal deverá incluir entidades sectoriais ligadas à distribuição (aped), telecomunicações (apritel), centros comerciais (apcc), logística, contact centers, hospitais, estudos de mercado, que são também as principais promotoras da iniciativa segundo adiantou uma das fontes.
o objectivo é «aumentar a capacidade de intervenção na distribuição de produtos aos consumidores», confirmou ao sol joão couto, presidente da apritel. algumas associações ainda estão a avaliar e ultimar os pormenores, mas joão couto revela que «deverá avançar em breve».
apesar de já haver confederações para a agricultura (sector primário), para a indústria (cip), e para o comércio e serviços (ccp), outra fonte conhecedora do processo explica que uma das razões da criação da codesp é o facto de «quando estamos a falar de grandes temas económicos os serviços não são representados por ninguém», como, por exemplo, questões laborais e segurança.
em causa está a representação de um sector que emprega dezenas de milhares de pessoas em portugal.
ana.serafim@sol.pt
sara.ribeiro@sol.pt
tania.ferreira@sol.pt