Na primeira liga de bancos a operar em Portugal, apenas o BPI e o Santander Totta conseguiram lucros no primeiro trimestre. E as perspectivas para o resto de 2013 são pouco animadoras, dada a conjuntura económica.
CTT, Carris e Metro, e TAP são as empresas a despertar o interesse imediato dos investidores britânicos, revela a embaixadora do Reino Unido em Portugal ao SOL. Jill Gallard garante que “os emigrantes portugueses são muito bem-vindos no Reino Unido”.
A secretária de Estado do Tesouro foi ao Conselho de Ministros explicar a polémica e o que fez no processo. Não convenceu todos, mas tem o apoio inequívoco de Passos. Por resolver está o caso de alguns gestores públicos no activo: o Governo divide-se sobre a sua exoneração.
A utilização de contratos de cobertura de risco financeiro (swaps) é uma prática habitual, e muitas vezes correcta, de gestão. Por princípio, as empresas contratam estes produtos aos bancos para se protegerem da subida das taxas de juros, trocando uma taxa variável por uma fixa, quando antecipam oscilações que possam penalizar os empréstimos.
As declarações de Passos Coelho sobre a necessidade de reforçar o crédito concedido pela banca à economia vieram incendiar os ânimos na alta finança, fazendo Ricardo Salgado (BES), Fernando Ulrich (BPI) e Fernando Faria de Oliveira (APB) reagir publicamente ao primeiro-ministro. Mas as críticas do chefe do Governo eram sobretudo dirigidas à Caixa Geral de…
Antes da reunião em Dublin, que resultou na extensão dos prazos das maturidades do empréstimo português, Thomas Wieser, presidente do Comité de Economia e Finanças (CEF) – órgão conselheiro interno da CE e Parlamento Europeu enviou uma carta aos responsáveis do Eurogrupo e do Ecofin, a que o SOL teve acesso, e que referia que…
Vindo de fora do turismo, o novo responsável quer diminuir o peso do Estado no sector. Reduzir a carga fiscal e os custos de contexto são a sua grande batalha, adianta Adolfo Mesquita Nunes na primeira grande entrevista como governante.
No Governo pelo CDS, que pediu a demissão do ministro da Economia, Adolfo Mesquita Nunes diz que «não é sacrifício» trabalharem juntos. E as más relações com Gaspar são «um mito», adianta o secretário de Estado do Turismo, na primeira grande entrevista como governante.
No Palácio de Belém reina uma certeza: o Presidente da República (PR) não espera receber de Passos Coelho uma carta de demissão, por consequência da decisão do Tribunal Constitucional (TC).
“O foco na lamúria, na indignação e na culpabilização não nos leva longe”, alerta Carlos Oliveira, líder da Leadership Business Consulting, que este ano, em parceria com o SOL, volta a organizar os galardões da liderança: Best Leader Awards.