Avatar de Tânia Ferreira

Tânia Ferreira


  • Outro ano negro para a banca

    Na primeira liga de bancos a operar em Portugal, apenas o BPI e o Santander Totta conseguiram lucros no primeiro trimestre. E as perspectivas para o resto de 2013 são pouco animadoras, dada a conjuntura económica.


  • ‘Temos grande interesse nas privatizações em Portugal’

    CTT, Carris e Metro, e TAP são as empresas a despertar o interesse imediato dos investidores britânicos, revela a embaixadora do Reino Unido em Portugal ao SOL. Jill Gallard garante que “os emigrantes portugueses são muito bem-vindos no Reino Unido”.


  • Swaps: Gestores na mão de Passos

    A secretária de Estado do Tesouro foi ao Conselho de Ministros explicar a polémica e o que fez no processo. Não convenceu todos, mas tem o apoio inequívoco de Passos. Por resolver está o caso de alguns gestores públicos no activo: o Governo divide-se sobre a sua exoneração.


  • O que são swaps?

    A utilização de contratos de cobertura de risco financeiro (swaps) é uma prática habitual, e muitas vezes correcta, de gestão. Por princípio, as empresas contratam estes produtos aos bancos para se protegerem da subida das taxas de juros, trocando uma taxa variável por uma fixa, quando antecipam oscilações que possam penalizar os empréstimos.



  • Passos furioso com Caixa

    As declarações de Passos Coelho sobre a necessidade de reforçar o crédito concedido pela banca à economia vieram incendiar os ânimos na alta finança, fazendo Ricardo Salgado (BES), Fernando Ulrich (BPI) e Fernando Faria de Oliveira (APB) reagir publicamente ao primeiro-ministro. Mas as críticas do chefe do Governo eram sobretudo dirigidas à Caixa Geral de…


  • UE: Mais tempo evita segundo resgate

    Antes da reunião em Dublin, que resultou na extensão dos prazos das maturidades do empréstimo português, Thomas Wieser, presidente do Comité de Economia e Finanças (CEF) – órgão conselheiro interno da CE e Parlamento Europeu enviou uma carta aos responsáveis do Eurogrupo e do Ecofin, a que o SOL teve acesso, e que referia que…


  • Falências: ‘Governo não tem de perpetuar maus investimentos’

    Vindo de fora do turismo, o novo responsável quer diminuir o peso do Estado no sector. Reduzir a carga fiscal e os custos de contexto são a sua grande batalha, adianta Adolfo Mesquita Nunes na primeira grande entrevista como governante.


  • Adolfo Mesquita Nunes: ‘Sou leal a Santos Pereira’

    No Governo pelo CDS, que pediu a demissão do ministro da Economia, Adolfo Mesquita Nunes diz que «não é sacrifício» trabalharem juntos. E as más relações com Gaspar são «um mito», adianta o secretário de Estado do Turismo, na primeira grande entrevista como governante.



  • Presidente da República e patrões contra eleições

    No Palácio de Belém reina uma certeza: o Presidente da República (PR) não espera receber de Passos Coelho uma carta de demissão, por consequência da decisão do Tribunal Constitucional (TC).


  • Carlos Oliveira: ‘Temos de reforçar a auto-estima colectiva’

    “O foco na lamúria, na indignação e na culpabilização não nos leva longe”, alerta Carlos Oliveira, líder da Leadership Business Consulting, que este ano, em parceria com o SOL, volta a organizar os galardões da liderança: Best Leader Awards.


  • Depósitos em Portugal imunes a Chipre

    Os portugueses estão a dar sinais de confiança nos bancos. Não se regista, para já, qualquer situação de stress no levantamento de depósitos, na sequência da crise no Chipre, garantiram ao SOL fontes das principais instituições financeiras a operar em Portugal.


  • Investidores acusam Cimpor de ajuda ilegal ao maior accionista

    Os pequenos accionistas da Cimpor acusam a gestão da cimenteira de estar a «desmantelar a empresa», através da «transferência do seu valor para o accionista maioritário, a InterCement». A subsidiária do grupo brasileiro Camargo Corrêa Cimentos é hoje dona de 94,1% da Cimpor, depois da oferta pública de aquisição (OPA) concretizada em Junho do ano…



  • Passos já teme um segundo resgate

    O primeiro-ministro quis deixar bem conscientes os membros da Comissão Permanente do PSD, reunida por excepção com o próprio líder esta terça-feira: a decisão do Tribunal Constitucional (TC) deve ser respeitada institucionalmente, mas pode ter implicações sérias, mais graves do que a mera queda do Governo. Se for grave, do ponto de vista do impacto,…


  • 18 dias de indemnização por despedimento, mas só em contratos a termo

    Ao que o SOL apurou, o acordo – obtido pela UGT, o Governo e a troika na quarta-feira –, para aumentar (em relação à proposta inicial) de 12 para 18 dias a indemnização por ano de trabalho em caso de despedimento deixa de fora os contratos sem termo. Para estes o corte será o que…


  • Cancelamentos na TAP chegam aos 30 mil

    Até ontem, a TAP já tinha registado 30 mil cancelamentos de reservas, avançou ao SOL fonte oficial da empresa de capitais públicos. E por cada dia de paragem, caso a greve venha a concretizar-se, a TAP diz somar perdas diárias de cinco milhões de euros. Contas feitas, poderá significar 15 milhões a menos nas contas…


  • Governo confiante no cancelamento da greve da TAP

    Tanto os sindicatos como o Governo têm reiterado estar disponíveis para dialogar. E, do lado do Executivo, mais do que cancelar a greve, o grande objectivo no momento é consegui-lo o mais cedo possível. Desde que foi anunciada, começaram a sentir-se efeitos nas reservas e, consequentemente, na tesouraria da transportadora, o que acaba também por…



  • Banco postal para valorizar os CTT

    A criação de um banco postal pelos CTT não é nova, mas nunca foi a bom porto. Agora, segundo apurou o SOL, o Governo, a administração da empresa e a equipa de António Borges estão convencidos de que uma instituição financeira no seio do grupo de correios e telecomunicações pode ser um trunfo na sua…


  • Fusão Zon/Optimus nas mãos dos reguladores

    Passo a passo, o casamento há tanto tempo falado entre a ZON e a Optimus está cada vez mais perto de acontecer. Sem surpresas, os accionistas das duas empresas aprovaram, ontem, a operação de fusão. Agora, faltam as autorizações dos reguladores.


  • Ministro da Economia em Londres para ‘vender Portugal’

    Álvaro Santos Pereira começou, esta manhã, um programa de dois dias de «intensos contactos» com investidores na capital financeira da Europa com o objectivo de ‘vender Portugal’. «Vamos falar com investidores na área do turismo residencial, mas vamos também dar-lhes a conhecer os programas de privatizações e de concessões, de portos e transportes, bem como…