Blogue

O dia-a-dia da semana visto por Marcelo Rebelo de Sousa

quinta 17 e sexta 18

mercados apertam,pr ouve, barroso previne

mercados apertam. juros continuam altíssimos no mercado de revenda. e com alinhamento já dos juros a médio prazo. sinal de que a situação acelera contra portugal.

sócrates ignora. faz de conta que acredita no impossível: chegar ao fim da primavera com apoio da ue sem condições nem reconhecimento de fracassos. e basílio horta e guilherme d’oliveira martins atacam carlos costa. como se isso travasse a evidência do que o governador do banco de portugal deu a entender na entrevista a maria joão avillez. é tarde!

cavaco ouve banqueiros. além de ministro das finanças e governador do banco de portugal. e já sabe mais do que é preciso para enfrentar o que aí vem.

presidente alemão. vinda a lisboa permite confirmar o que, em berlim, se pensa de portugal…

passos indicia a judite sousa. a mudança está mais próxima com o agravamento dos juízos internacionais.

futebol. no meio deste escuro, a luz do saldo positivo em noite europeia. destaque para a vitória do fc porto em sevilha. mesmo o meu sp. braga resistiu o que pôde e tem uma hipótese.

ibo. é reencontro. com henrique cayatte e maria flor pedroso. com laurentina de permeio. política é tema…

tribunal constitucional. depois de fechado o processo eleitoral e da proclamação do candidato eleito, quer ponderar novo apuramento geral. preocupação salutar, mas juridicamente peculiar. no tempo…

alemães cercam. entrevistas de ministro e vice-ministro das finanças alemães cercam portugal. apontando para resgate…

barroso previne. ue está pronta para resgate de portugal. só falta portugal pedir. conhecendo-se o cuidado de barroso, para ele dizer o que diz é porque tudo está a acelerar.

espanha descola. sinais, também, de que espanha pensa – e, com ela, muita gente em bruxelas e por outra europa – que o problema português deve ser resolvido antes e separadamente para não contaminar o país vizinho.

gestores públicos escapam. ps e psd chumbam limites às remunerações. difícil de entender este chumbo. sobretudo sem explicações. e abarcando algumas empresas em situação bem complexa…

doutoramento. concluídas as aulas da minha disciplina no curso de doutoramento em administração pública. iniciativa transversal da universidade de lisboa. iniciado em dezembro por dificuldades burocráticas, houve que terminar em tempo recorde a matéria de direito administrativo. está feito. um contra-relógio…

liga portuguesa contra o cancro. organiza este ano, que é o 70.º da sua vida, sessão solene a 4 de abril. mas, antes e depois, até ao fim do ano, campanhas de prevenção, congressos de doentes e profissionais de saúde, iniciativas na cultura, nas escolas, no desporto, nos media. uma causa e uma entidade merecedoras de toda a nossa atenção e apoio.

tempo. melhora. um pouco. mas ainda muito pouco…

sábado 19

sócrates resiste e tvi celebra

sócrates. em permanente campanha eleitoral, finge que não percebe o que se passa lá fora. e cita os números publicados no expresso, por antecipação, e relativos à execução orçamental de janeiro. bons, como se esperava. mas é um pouco como tapar o sol com a peneira… já os números anunciados há uma semana o eram, e não travaram mercados.

auto-estrada transmontana. o tema de campanha deste sábado. em novo cavaquistão, que se mudou de viseu para essas paragens. sócrates sabe que as eleições estão a avizinhar-se…

woytila. no teatro tivoli. quatro dias de sucesso. espera-se que o mesmo suceda no porto. no sá da bandeira. para a semana.

tvi faz amanhã 18 anos. tempo de celebração.com começo do ano excepcional em liderança de audiências. mas os desafios não param. todos os dias é preciso recomeçar…

eduardo nery. lançamento de livro seu, segunda-feira. na imprensa nacional. tema: artes africanas e, mais concretamente, a sua colecção de peças, máscaras, esculturas e objectos provenientes de duas dezenas e meia de países e de quase uma centena de etnias. uma leitura estética com breves e cuidadosos apontamentos antropológicos. cabe-me, a mim, curioso mas leigo, a apresentação. em homenagem à amizade estreita que ligou o autor e sua mulher a meus pais, de 1993 a 2002-03. eram vizinhos e ficaram muito amigos. tenho a certeza de que meus pais não perdoariam que recusasse esta incumbência. apesar de ingrata…

camarate. outra imposição de amizade: representar a família de meu compadre antónio patrício gouveia na nova comissão parlamentar sobre camarate. como já o fiz em comissões pretéritas. na quinta-feira, lá irá diogo freitas do amaral. a hora é má – sacrifica uma aula minha, que pedi a professora colaboradora para dar. mas o calendário é de fixação parlamentar…

domingo 20

madeira, d. estefânia, bce e concurso

madeira. passa um ano. e nós não esquecemos. a tragédia e a força anímica da aposta no reatar da vida e na reconstrução. um abraço amigo e solidário é aquele que todos os portugueses, explícita ou implicitamente, enviam hoje para todos os madeirenses.

d. estefânia. no preciso momento em que coimbra vai avançar com o seu pediátrico novo e o porto vê aprovar uma unidade específica para crianças, o conhecido hospital d. estefânia vai fechar e o novo hospital oriental de lisboa não tem unidade separada para crianças e diminui o número de camas existentes, para já não dizer imprescindíveis no futuro. um absurdo…

bce. trichet avisa. portugal tem de convencer os mercados financeiros. e strauss-kahn concorda. mais um aviso. sócrates não pode dizer que o não estão a avisar…

pgr. entrevista ao dn. perante a qual, em termos de novidade e relevância do que diz, o mais respeitador do cargo, da pessoa e dos tempos difíceis que tem atravessado, o melhor é mesmo nem comentar.

concurso sobre o presidente da república. já vi e classifiquei os 379 candidatos. nos vários escalões. nível geral apreciável. melhor nalguns escalões do que noutros. e, amiúde, muito estereotipado. como se esperaria. mas com trabalhos bons e mesmo muito bons. para a semana, deverei dar, na tvi, as classificações finais. recorde-se que o prazo de entrega terminou a 23 de janeiro e ainda me chegaram, depois, alguns por via postal.

surpresas. no final da minha intervenção de hoje na tvi. três jovens a fazerem perguntas ao vivo. todos com a idade da tvi – 18 anos. e imagens do programa referendo, com que colaborei na estação logo no início. com graça franco, antónio borges, diogo lucena, manuel braga da cruz e miguel beleza. pela mão de roberto carneiro, então apoiado por josé ribeiro e castro. sendo josé nuno martins director de programas. tudo num edifício minúsculo colado à igreja de nossa senhora de fátima, na avenida de berna. ao rever-me, achei-me magrérrimo, muito mais novo e direito. dir-se-ia estar a ver o século passado. e estava…

sp. braga. para esquecer. hoje, no jogo da liga. na quinta–feira, para a europa, será melhor.

teatro aberto. ida ao senhor puntila. parabéns a miguel guilherme – notável – e sérgio praia. e a joão lourenço. que não envelhece…

segunda 21

gala da spa e futebol

gala da spa. para entrega de prémios a autores pelo ano de 2010. as escolhas de marcelo da rtp estava nomeado para – pasme-se – melhor programa de entretenimento televisivo, a par de um documentário de daniel oliveira sobre cristiano ronaldo e de programa de antónio barreto as horas do douro. para mim, era evidente que o único que, verdadeiramente, cabia no prémio era o de cristiano ronaldo. e foi curioso ver, em noite de sporting-benfica, como se gosta destes ‘eventos’. no final, o prémio da sociedade portuguesa de autores foi para o programa de barreto, ausente, que enviou breve mensagem – com a co-autora joana pontes – a lamentar as dificuldades à sua difusão e a sublinhar, com razão, o salto de enquadramento em termos de prémio.

justos. também justíssimos os galardões a gonçalo m. tavares, joão botelho e mário laginha, entre muitos outros, num espectáculo animado por catarina furtado e da iniciativa da spa e da rtp. espectáculo que bem merece a audiência dos portugueses.

sporting-benfica. os leões afundaram-se. e as águias não cedem na perseguição aos dragões…

carlos barroca. ontem, mais um aniversário. já só o apanhei, para felicitações, às tantas da madrugada de hoje. a cobrir o all stars game. da nba. com o oeste a dominar. estava hipercaloroso. como sempre. prometi-lhe ir ver a sua equipa feminina. com tixa penicheiro a coroar…

geração à rasca. manif a 12 de março. espera-se que na ordem dos 30 ou 40 mil. o interessante é o depois. como vai ser canalizada essa energia de revolta, e por quem…

terça 22

ensino público e privado e mendes

bce e ce em lisboa. para apalpar situação. sinais multiplicam-se…

igreja católica. propõe ao governo comissão independente para avaliar custo de ensino público e privado.governo disfarça. para já…

marçal grilo. defende liberdade de escolha das famílias. um apertão mais ao governo. curioso, a vários títulos.

guilherme d’oliveira martins. abunda na defesa da mesma liberdade. apertão ainda mais curioso. a vida não está fácil para isabel alçada.

marques mendes. novo lançamento do livro o estado em que estamos. agora em lisboa. na fnac do chiado. uma multidão. de novo. lá passei, depois das aulas. ouvindo vários dos laranjinhas presentes, perguntei-me a mim mesmo se o país não ganharia muito com o seu regresso, mais aberto, à política nos tempos difíceis que se vão viver. problema é saber o que pensa disso o autor do livro.

tvi. jantar dos 18 anos no kais. clima festivo. até pelos dois primeiros meses de 2011. sucesso de audiências como não tinha desde 2007.tempo para alegria. e para júlio magalhães descansar um pouco. ir e vir três vezes por semana ao porto é loucura!

injusta a audiência da gala de ontem. merecia o dobro. digo-o com isenção, porque era da rtp. e até teve o trio paulo de carvalho, fernando tordo e carlos mendes e o duo ana moura-camané. mas, infelizmente, os espectadores acharam o contrário. que pena…

quarta 23

líbia, bahrein e jardim

líbia. parece imparável o confronto interno. com massacres condenáveis.quem ganhará a partida no fim do fim? e qual o papel de eua e ue, agora tão amigos do líder em apuros? tudo menos claro…

bem. o governo português. no apoio aos concidadãos na líbia. rápido, eficaz e persuasivo. há que reconhecer que esteve à altura dos acontecimentos. com luís amado em destaque. embora, necessariamente, com cobertura de josé sócrates.

bahrein. rei cede. mas a mesma interrogação existe. só que, aqui, eua vão estar bem mais atentos. esquadra exige…

compasso de espera. na política portuguesa. todos percebem que as nuvens externas estão negras. e que vai haver, provavelmente, borrasca. mais depressa do que tarde. mas ninguém quer ser o portador de más notícias. em especial, passos coelho. e, por falar em más notícias, medina carreira foi colocado, gentilmente, de quarentena. um mensageiro, há tantos anos, de más ou mesmo péssimas notícias, é sempre visto com enfado se e quando algumas dessas notícias podem chegar à ribalta. nessas ocasiões, é sempre preferível algo de mais leve para distrair os espíritos…

jardim. descansa medina carreira, avança alberto joão jardim. todas as segundas, na tvi 24. caso para sócrates se dizer ao espelho: mas que mal fiz eu para merecer estas sucessivas vias sacras?! termina uma, logo começa outra… nem o maior especialista em acompanhamento de media consegue evitar esta sucessão de sobressaltos!