Blogue

O dia-a-dia da semana visto por Marcelo Rebelo de Sousa.

quinta 24

tribunal constitucional, tvi, eanes e católica

tribunal constitucional. comentário do presidente do tribunal constitucional. breve. para sugerir o termo da intervenção da comissão nacional de eleições no processo eleitoral presidencial. bem. dizendo, de passagem, que uma eventual decisão do tribunal a que preside sobre os cortes de vencimentos de salários da função pública, se for no sentido da inconstitucionalidade, só produzirá efeitos para o futuro. menos bem. um presidente de um tribunal colectivo não deve comentar matéria que ainda lhe não foi colocada e sobre a qual não se debruçou. mais: um magistrado não deve fazer comentários, mesmo vagos, por antecipação.

células estaminais. projecto governativo anunciado sobre esta temática. matéria muito importante, jurídica e eticamente. a merecer debate e reflexão efectiva. única dúvida minha: a crença, porventura ingénua, de que vêm aí grandes oportunidades para centros de investigação e empresas promissoras à inglesa…

tvi. dias depois da saída de júlio magalhães, são anunciadas as entradas de josé alberto carvalho e de judite sousa. mais maria josé nunes, operacional essencial para josé alberto carvalho na rtp. e a concretização de algo sabido há mais de um ano: o ingresso de accionista minoritário, a saber pais do amaral. com 10%, convertível em 29,5% num ano, e não 30%, como era dado por assente, logo à partida, um ano atrás. um processo em curso, com culminar para a semana, com a anunciada assunção de funções da nova direcção informativa.

comentários. têm-me pedido comentários sobre as mudanças na tvi. tenho recusado falar. fá-lo-ei na própria tvi, no domingo. como é natural.

eanes. conferência no grémio literário, no ciclo de antigos presidentes da república, por ocasião do centenário republicano em comemoração. cheio. coube-me a apresentação, como coordenador do ciclo. ramalho eanes esteve muito bem. com intervenção de cerca de 30 minutos. de índole histórica e com reflexões actuais. seguiram-se variadas e interessantes perguntas, uma ou outra mais espicaçante. quer sobre os seus mandatos, quer sobre a crise presente. com alguma surpresa da assistência, as respostas foram desenvolvidas, francas, até calorosas. foi preciso fechar o debate, atendendo ao adiantado da hora, senão teríamos madrugada de ampla reflexão política…

david de almeida. balanço muito positivo de retrospectiva. para a qual emprestei obra que comprei há bem mais de 20 anos. talvez quase 30. no outro dia, na gala da spa, josé fanha pediu-me para a reproduzir na capa de livro seu a aparecer em breve. autorizei de bom grado. de facto, ela é muito bonita.

católica. lisbon school of business & economics (lsbe) é a nova designação da anterior faculdade de ciências económicas e empresariais da universidade católica portuguesa. ou só católica-lisbon. boa ideia, numa escola que está há quatro anos nos rankings do financial times com parcerias com mit, kellog, escp-europe e carnegie mellon. de parabéns fátima barros!

lema da lsbe. leading today, inspiring tomorrow.

sexta 25

d. josé policarpo e cartilha

d. josé policarpo. ontem, alvo de homenagem na universidade católica portuguesa. como merece – pelo homem, pelo académico e pelo prelado. e até pelo reitor que foi e magno chanceler que é.

maristas. encontro de professores – quase 300 – na parede. ‘juntos comunicamos’ era o tema. falei de comunicação na escola. longo e intenso debate, a caminho de três horas bem empregues para mim. a aprender com a experiência alheia. no básico e no secundário. sensação geral – continua apreciável a qualidade das escolas maristas de lisboa e da parede.

novo futuro. concerto para angariação de fundos. no campo pequeno. quase totalmente cheio. ainda bem. as casas para as crianças de rua merecem-no. imensa gente nova. algumas figuras do audiovisual. com especial sucesso, júlio magalhães. ao ver tanto sucesso, aliás justo, pensei para com os meus botões que ele há momentos de inspiração. e o da suave despedida no jantar do aniversário da tvi foi um desses momentos.

ar de rock. o concerto evocou o percurso do rock em portugal. duas horas e meia de muitas das melhores músicas e com vários dos mais conhecidos intérpretes. com rui veloso a dar um especial toque de paternidade… uma noite por uma boa causa com um bom concerto.

cartilha. de s. paulo, pedido instante do filho nuno: a cartilha joão de deus. para ajudar a neta teresa nas suas lides com a habituação à nova escola brasileira (e ao novo ano para que passou, a meio do ano lectivo português). ah! grande cartilha, que eu diria quase ultrapassada. mas que, pelos vistos, ainda é de grande préstimo, como dizia a minha avó.

sábado 26

merkel, cimeira e festa das camélias

alemanha. merkel vai receber sócrates antes das cimeiras de março. para ajustar a ajuda? e para o ajudar a saber como lidar com ela, dentro e fora de fronteiras?

barómetro. psd mais forte. ps muito longe. no barómetro marktest para tsf/diário económico. crise desgasta e convida a mudanças – parece ser a grande conclusão da sondagem.

passos coelho. esteve bem na entrevista a flor pedroso. cuidadoso, mas claro. não tem pressa, mas não vai esperar sentado para todo o sempre.

ramôa ribeiro. tomou posse como reitor na universidade técnica. e, em entrevista ao público, defendeu a fusão das três universidades de lisboa. em termos de massa crítica internacional tem razão. mas não acredito que o espírito nacional vá nesse sentido. história e resistências presentes são ainda muito fortes.

observatório astronómico de lisboa. dia 11, faz já 150 anos. de inequívoco prestígio interno e externo.

camélias. como todos os anos, festa internacional das camélias. em celorico de basto. arrancou em 2004, era eu presidente da assembleia municipal. e o anterior presidente da câmara foi o grande entusiasta. tem crescido a ritmo notável. e o actual presidente não fica atrás em entusiasmo. dias 18 a 20. a não perder para os admiradores de camélias. em celorico, há oito tipos de camélias lindíssimos, um deles remontando, na sua origem remota, aos tempos medievais.

mealhada. jantar do lions clube. na quinta dos três pinheiros. para obter fundos para o projecto ‘famílias com alicerces’. ou seja, reabilitação da habitação para famílias carenciadas. com apoio das autarquias, representadas por presidentes da câmara, da assembleia municipal e da freguesia. sala cheia. objectivo plenamente alcançado. mérito do presidente gonçalo breda marques. reconhecido pelo governa- dor do distrito 115 cn, carlos lopes. falei do lionismo, história e papel social actual. muitas perguntas. ambiente excepcional. e um leitão para oferecer ao júlio magalhães. popularíssimo nos lions da mealhada…

orquestra cascais-oeiras. assembleia geral. panorama difícil mas com saldo muito apreciável no contexto de crise que vivemos. por mérito do maestro lalov. soma e segue…

domingo 27

futebol e primeiras páginas

futebol europeu. em dia de futebol nacional, sem grandes novidades – benfica ataca, fc porto resiste, sporting sem recuperar –, é justo recordar o sucesso vermelho em estugarda, a reviravolta bracarense, a sorte azul e o azar verde na liga europa. uma jornada de grandes-boas e más-emoções…

sporting. sai paulo sérgio, entra josé couceiro. com que presidente, equipa, estratégia, garantias de durabilidade?

expresso. 2 mil números é feito! muitos parabéns! com uma ponta de emoção: estive em mais de 400 desses números, nalguns dos quais como membro da direcção, director interino e director efectivo.

edição. a edição comemorativa, com remodelação interna, é francamente boa. e anuncia a compra de todos os documentos wikileaks sobre portugal. para já, os respeitantes às megalomanias de compra de material militar e às turras entre eua e rui machete na flad. nada que não se soubesse. no último caso, muitas turras: pelo menos de três embaixadores norte-americanos, com sucessivos governos portugueses a aguentarem machete. e bem.

razões do governo. em vésperas de chamada de sócrates a merkel, por mera coincidência, primeira página do expresso apresenta quase todas as razões pró-governo, anti-expectativas de algum psd e anti–resgate imposto a portugal: entrevista de ricardo salgado nesse sentido – que tem sido, aliás, sempre o seu registo –, notícia sobre como a opep vai travar subida do petróleo, outra sobre como eventual moção de censura do pcp será concebida para psd não poder votar, terceira – já de dias antes – sobre apoio de santana a rio, contra passos. para mim, que defendo que a intervenção externa é má – e duplamente, se com o fmi –, esta primeira página caiu-me muito bem. como aquela, peremptória, de semanas atrás, a dar a certeza de que o fmi não virá. mas que sócrates pode agradecer aos céus esta coincidência feliz, isso pode…tal como pode irar-se contra a coincidência de o sol ter, sobre a mesma matéria, informação em sentido totalmente oposto…

moção de sócrates. estabilidade, mais estabilidade, mais estabilidade. o que se aguardava, empurrar o futuro com a barriga…

segunda 28

óscares e banca

óscares. como previsto. gostei dos atribuídos a inside job, o discurso do rei e a rede social. com o segundo a dominar a noite.

mais medidas de austeridade. previne sócrates. antes de encontrar merkel. para aquietar espíritos perturbados pelo hipercrítico artigo do financial times sobre portugal?

banca. governador do banco de portugal pede desalavancagem dos bancos. isto é, redução das dívidas que têm. coisa mais fácil de pedir do que de fazer, de imediato. ministro das finanças quer reforço de capital. erro histórico, como diz fernando ulrich. neste momento, seria um ensaio: ou falhado ou abrindo a porta para cenários imprevisíveis. uma ideia quase kamikaze.

saldos de inverno. quebras de 10% a 20%. e de 30% em lisboa e porto. não há dinheiro…

padre ismael teixeira. capelão da lusíada e reitor da igreja da conceição ao rato. venceu o duatlo do jamor. padre ciclista imparável!

terça 1 e quarta 2

défice, ratings e ida a merkel

défice. governo insiste em que vai mesmo cumprir o prometido. governador do banco de portugal, sem duvidar, alude às dificuldades. povo espera e paga…

jardim. pediu a cabeça do ministro das finanças. em vésperas de encontro merkel-sócrates. sempre a criar factos políticos… mesmo nos instantes mais ‘quentes’ e complicados…

moody’s em portugal. para avaliação da situação financeira. deus queira que não signifique mudança de rating…

mário david a anunciar o fmi em portugal. arriscado. sobretudo para o psd, que tenta dar imagem de não defender o quanto pior melhor.

merkel. tudo como previsto no encontro com sócrates. amigos e solidários. até ver.

derby. benfica mereceu. mas torci pelo sporting na meia-final da taça da liga. os meus amigos da luz estão a ficar muito cansativos…

artur agostinho. lancei o seu livro flashback. cheio de inveja dos seus 90 anos. presentes os múltiplos candidatos à presidência do sporting. entre mais de 200 fãs do autor. alguns, seus fãs desde os anos 40.

nova iorque. um artigo lindíssimo de maria josé nogueira pinto no dn. sobre o tempo. e sobre a entrega confiante de tudo aquilo que não depende de nós.