O segredo do Facebook

O que serviu para correr com governantes é usado para angariar clientes.

A tunísia e o egipto correram com os governantes que os lideravam recorrendo ao Facebook para convocar as manifestações de protesto. Com essa ferramenta, os povos dos dois países conseguiram unir-se em torno de um objectivo. Essa mesma ferramenta é usada há já algum tempo em Portugal para convocar outro tipo de manifestações: falamos das tão propaladas festas de fim-de-semana que ditam a viabilidade económica da diversão nocturna. Hoje não deve haver muitas discotecas que não se sirvam das redes sociais para publicitar o seu negócio. Depois há outro dado curioso. As pessoas que frequentam as ditas festas tiram fotografias e publicam-nas nas suas páginas pessoais, dando a conhecer ao seu vasto leque de amigos como se divertiram, quem estava e quantos copos beberam (aqui o dado é meramente visual, já que a plateia pode imaginar pela cara a quantidade de álcool ingerida). Nunca tantos foram amigos de tantos, nunca as pessoas se conheceram tão facilmente e as fotografias, que eram coisa para se mostrar num serão mais caseiro, passaram a ser reveladas na transparência das auto-estradas das redes sociais.

O mais curioso, segundo vejo nos computadores por onde vou passando, é que mesmo as pessoas mais insuspeitas aderiram à moda. Não são só as fotos das festas e concertos que são colocadas nas páginas individuais do Facebook. Também as férias, o acordar, o adormecer, as idas ao médico ou ao supermercado passaram a ser dignas de registo fotográfico. De repente, abriu-se uma janela e todos se revelam grandes fotógrafos.

No que à noite diz respeito, o que se ganhou em divulgação, perdeu-se em mistério. Hoje é quase tudo às claras. Mas há um aspecto que pode ser bastante prejudicial para os donos dos espaços. É que quando alguém vai a um determinado bar ou discoteca a uma hora em que a casa se encontra vazia, vai enviar logo para os amigos essas imagens. Amigos esses que iriam ao tal espaço e que acabariam por encher ou compor a noite. Longe vai o tempo em que alguns empresários andavam a conferir os parques de estacionamento da concorrência. Essas, sim. seriam belas fotos para colocar na rede.