PEC: Despedimentos mais baratos

O PEC prevê também a diminuição das indemnizações por despedimento, para os novos contratos, que passam dos «actuais 30 para 10 dias por cada ano de antiguidade, sendo 10 dias adicionais pagos por um fundo financiado por contribuições dos empregadores, perfazendo um total de 20 dias de compensação por despedimento».

O limiar mínimo de três meses de compensação é eliminado e é introduzido um novo máximo de 12 meses de retribuições, em caso de despedimento. O documento refere que as «novas regras aplicar-se-ão também aos contratos a termo».

Mas estas medidas poderão não ficar limitadas aos contratos firmados no futuro: o Executivo deixa claro que está a ponderar a aplicação das novas regras também para os já existentes. «O Governo reconhece a relevância das compensações para os contratos existentes e irá avaliar o impacto da reforma das compensações aplicáveis a contratos existentes negociados através de mútuo acordo entre trabalhadores e empregadores e lançar uma consulta junto dos parceiros sociais sobre esta matéria», refere o texto do PEC.

As alterações quanto ao mercado laboral não ficam por aqui: «Está também em negociação uma significativa simplificação dos procedimentos de lay-off [redução temporária do período normal de trabalho]» bem como medidas para «promover uma crescente descentralização da negociação colectiva para o nível da empresa».

O documento hoje entregue remete novas subidas no valor do salário mínimo nacional (SMN) para uma «avaliação da situação económica, em Maio e em Setembro de 2011» – as datas previstas para actualização do SMN para o valor de 500 euros. E acrescenta que «não existem compromissos de aumentos adicionais no futuro e qualquer decisão será também condicionada pela situação económica, bem como pelo impacto do salário mínimo no funcionamento do mercado de trabalho regional e sectorial».

Quanto ao subsídio de desemprego fica em aberto a adopção de novas alterações. O Governo diz que procederá à «avaliação, a partir de Julho de 2011, do sistema de subsídio de desemprego com o objectivo de aumentar a empregabilidade dos beneficiários e melhorar a sustentabilidade do sistema».

susete.francisco@sol.pt