Assis é trunfo de Sócrates para o Porto

Luis Amado e Ana Jorge não deverão repetir liderança em Leiria e Coimbra. Teixeira dos Santos ainda é uma incógnita.

o actual líder parlamentar do ps, francisco assis, vai voltar ao seu distrito de origem, liderando a lista do ps às próximas eleições legislativas. será uma das mudanças entre os cabeças-de-lista designados nas últimas eleições.

outra alteração dada como provável entre os socialistas é em leiria: luís amado não deverá repetir a candidatura como número um por este círculo.

nas eleições de 2009, francisco assis foi cabeça-de-lista pela guarda – uma decisão de última hora, dado que inicialmente estava em sétimo pelas listas do porto. dois anos passados, o ex-eurodeputado ganhou o reconhecimento do partido e uma enorme notoriedade como líder parlamentar, o que o transforma num trunfo do ps para o segundo maior distrito do país.

nas últimas legislativas, o primeiro lugar no porto foi ocupado por alberto martins, o antecessor de assis na liderança parlamentar do ps, que viria depois a assumir o ministério da justiça. martins poderá agora mudar de círculo eleitoral (em 2009 recusou ir por coimbra) ou baixar na lista pela invicta.

há dois anos, o segundo posto na lista do porto foi ocupado pelo ministro das finanças, teixeira dos santos. se a situação se repetirá é uma incógnita. mas no ps há muitas dúvidas de que, no cenário de um mau resultado, teixeira dos santos se venha a sentar na bancada dos deputados.

já entre os que deverão repetir a candidatura pelo porto contam-se renato sampaio (presidente da federação), o dirigente nacional josé lello ou manuel pizarrro (actual secretário de estado). nas últimas eleições, o ministro da defesa, augusto santos silva, também concorreu pelo porto.

outro círculo onde se preparam alterações é leiria, que em 2009 contou com o ministro dos negócios estrangeiros, luís amado, como número um. entre os socialistas há já quem antecipe que o lugar ficará vago para outro nome. o mesmo deverá acontecer em coimbra, onde a ministra da saúde, ana jorge, se candidatou como número um em 2009, mas para onde o ps deve chamar agora um nome com mais peso político.

em lisboa, o maior círculo eleitoral do país, o lugar de cabeça-de-lista foi ocupado, nas duas últimas eleições, por jaime gama. o actual presidente da assembleia da república tem o posto assegurado, assim o queira. antónio josé seguro também deverá repetir a liderança em braga. josé sócrates voltará, como sempre, a correr pelo distrito de castelo branco.

em aveiro (onde a lista foi liderada por maria de belém roseira nas últimas eleições), a saída do numero dois, afonso candal, dará lugar à entrada do presidente da federação e ex-deputado pedro nuno santos (que ficou fora das últimas listas depois da proibição de duplas candidaturas às legislativas e às autárquicas). será mais um ex-líder da js no parlamento, juntando-se-lhe o actual líder da estrutura de juventude, pedro alves.

de acordo com os estatutos do ps, o secretário-geral tem direito a propor 30% dos candidatos (e entre estes, os cabeças-de-lista).

entre 2005 e 2009 há vários repetentes neste posto: jorge lacão em santarém; carlos zorrinho em évora; miranda calha em portalegre; josé junqueiro em viseu; mota andrade em bragança.

susete.francisco@sol.pt