o semanário sol está a tentar obter, desde ontem à tarde, um comentário de campos ao facto de baptista ter prestado falsas informações ao banco de portugal (bdp) ao garantir por escrito que é «licenciado em economia», quando, na realidade, nunca completou o curso de economia do instituto superior de economia e gestão (iseg) da universidade técnica de lisboa.
a informação de que seria licenciado pelo iseg consta de vários currículos oficiais publicados no diário da república e no site dos ctt, após ter sido nomeado por paulo campos como administrador desta empresa em 2005. ou seja, a informação curricular que levou campos a nomear marcos baptista não é verdadeira. contudo, o nº2 do ministério das obras públicas recusa-se a tecer quaisquer considerações sobre estes factos.
depois de ter sido confrontado pelo sol, marcos baptista auto-suspendeu-se de funções e solicitou ao iseg um esclarecimento sobre a sua formação académica.
quem é marcos baptista
o gestor dos correios é uma figura muito próxima de paulo campos, secretário de estado das obras públicas que indicou o seu nome para a administração dos ctt. conheceram-se no mundo universitário de lisboa, onde campos, estudante de economia na nova, chegou a ser presidente da respectiva associação académica. em 1994, fundaram, juntamente com luís piteira (também nomeado administrador da payshop), uma empresa chamada puro prazer com o objectivo de organizar a semana académica de lisboa. a empresa só terá tido actividade durante dois anos, mas só foi extinta em 2002.
já como administrador da águas de portugal (adp), paulo campos levou baptista para esta empresa pública, onde seria nomeado director de marketing, em 1996.
antes de ir para a adp, baptista apenas tinha trabalhado, segundo as suas respostas ao bdp, na avon cosméticos, como director de marketing, e em duas sociedades por quotas ligadas a lavagem de carros e a decoração.
nesta última, chamada área dinâmica, baptista afirma ter trabalho entre 1993 e 1996, mas esta apenas foi fundada em 1995