todas as baterias apontadas ao psd: o secretário-geral do ps, josé sócrates, abriu hoje o xvii congresso do ps, a decorrer em matosinhos, com um violento ataque aos social-democratas.
«está hoje claro que mergulhar o país nesta crise política foi uma tremendíssima irresponsabilidade», afirmou o líder socialista, responsabilizando o maior partido da oposição pela necessidade de portugal recorrer agora à ajuda externa, e acusando os sociais-democratas de terem como único objectivo a marcação de eleições antecipadas.
sócrates deixou, no entanto, um aviso. «a direcção do psd terá as eleições que tanto desejou. mas atenção: uma coisa é ter eleições, outra, bem diferente, é ganhá-las», referiu, com os congressistas a levantarem-se para uma das maiores ovações da noite. «o psd merece tudo menos ganhar as eleições», referiu.
antes, logo no início do discurso, o secretário-geral socialista tinha já afirmado que, desde que chegou à liderança do ps, já conheceu cinco líderes do psd.
«e digo-vos uma coisa. não sei se vai ficar por aqui», disse sócrates, antes de concluir: «talvez fosse melhor o cargo de presidente do psd passar a ser rotativo».
susete.francisco@sol.pt