Adversários de Sócrates com listas conjuntas

Jacinto Serrão e Fonseca Ferreira, que concorreram contra José Sócrates na eleição para secretário-geral do PS, vão unir esforços e apresentar listas conjuntas aos órgãos nacionais do partido, nas eleições que decorrerão amanhã, dia de encerramento do congresso que decorre em Matosinhos.

segundo jacinto serrão, que é também líder do ps/madeira, a iniciativa visa «contribuir para a unidade do partido». «como diz manuel alegre, a unidade do partido faz-se na sua pluralidade», argumenta o socialista. também fonseca ferreira fala num unir de esforços «para reforçar o pluralismo dentro do ps», dado que o partido revela uma «certa tendência para o unanimismo». na manhã de hoje, no discurso de apresentação da sua moção global de estratégia, fonseca ferreira afirmou que «enquanto espaço de debate o ps não existe». e foi mais longe nas críticas: «vivemos em democracia, mas não praticamos a democracia».

nas eleições directas para o cargo de secretário-geral, jacinto serrão obteve 954 votos (3,3%), enquanto fonseca ferreira, líder da tendência socialista margem esquerda, conseguiu 728 votos (2,5%). josé sócrates foi reeleito com 26. 713 votos (93,3%).

susete.francisco@sol.pt