a ex-governante entra assim no rol de candidatos a deputados, depois de ter sido afastada do secretariado socialista, o núcleo duro de josé sócrates, e da comissão política do partido.
a comissão política do ps está reunida em lisboa para fechar as listas de candidatos às eleições legislativas de 5 de junho.
pelo porto, além do já anunciado cabeça-de-lista, francisco assis, são candidatos a deputados o ministro da justiça, alberto martins, a ministra da cultura, gabriela canavilhas, o ministro da defesa, augusto santos silva e os dirigentes socialistas josé lello e renato sampaio.
sai o ministro das finanças, teixeira dos santos, que em 2009 ocupou o segundo lugar. marques júnior, capitão de abril e actual deputado, também não é recandidato.
por lisboa eduardo ferro rodrigues encabeça a lista, que contará também com alberto costa, maria de belém roseira, jorge lacão, a independente inês de medeiros e marcos perestrello, secretário de estado e líder do ps/lisboa. a surpresa na capital é isabel moreira, constitucionalista que se destacou na defesa da despenalização do aborto e no casamento entre pessoas do mesmo sexo. filha de adriano moreira, entra em lugar elegível como independente. a terceira mulher em lugar elegível é maria antónia almeida santos, deputada que sai do círculo de coimbra para o de lisboa.
pelo maior círculo do país, onde o ps elegeu nas últimas eleições 19 deputados, entra também o líder da juventude socialista, pedro alves. e miranda calha, que sai de cabeça-de-lista por portalegre.
de saída está a deputada celeste correia, secretária da mesa da assembleia, o ‘braço-direito’ de jaime gama na condução dos trabalhos parlamentares. já duarte cordeiro, ex-líder da js, sai do círculo de lisboa para o de setúbal.