em primeiro lugar, o equinócio da primavera é o dia em que a terra, na sua movimentação de 365 dias à volta do sol, se alinha com ele de uma forma que o dia tem as mesmas horas de luz e de escuridão.
esse movimento altera a inclinação dos raios solares em relação à terra e as novas estações do ano começam, primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul.
ora, a páscoa, que marca a ressurreição de cristo e que é festejada na maior parte do mundo como um feriado católico, foi marcada em função da astronomia.
quando em 325 d.c. um grupo de bispos cristãos de todo o mundo se juntou para definir os cânones e dogmas fundadores da igreja católica, ficou decidido que a ressurreição de jesus cristo deveria festejar-se no primeiro domingo depois da lua cheia que sobe no céu a seguir ao equinócio da primavera.
este ano, houve uma lua cheia a 19 de março, ou seja, imediatamente antes do equinócio de dia 20 desse mês. assim, a celebração da páscoa atrasou-se até à lua cheia seguinte, que só chegou no início desta semana, a 16 de abril.
