Foi um enregelado Pat Metheny quem encerrou a edição deste ano do EDP Cool Jazz Fest. A noite esteve fria, mas poucos foram os que abandonaram os Jardins do Palácio do Marquês, em Oeiras, antes de Metheny dar por encerrada a hora e meia de concerto.
«Vivemos um momento difícil, mas já passámos por outros [Guerra Colonial e duas Guerras Mundiais], isso deve permitir-nos colocar as coisas em perspectiva», afirmou Manuel Ferreira de Oliveira, presidente da Galp Energia, hoje galardoado com o prémio de líder do ano na categoria Gestão de Empresa Privada pelos Best Leader Awards.
«Gesto sem precedentes», é assim que no editorial de hoje o El País classifica o pedido de desculpas de Juan Carlos. Já o El Mundo faz uma análise pormenorizada de cada uma das 11 palavras que, ontem à saída do hospital, o rei dirigiu aos espanhóis e, a conclusão do diário de referência espanhol é…
Fontes diplomáticas avançam que Asma Assad – mulher do presidente da Síria – vai ser incluída na lista negra de dignitários do regime submetidos a sanções por parte da União Europeia.
No primeiro aniversário da revolta síria, os activistas tornaram públicos mais de três mil emails trocados entre Bashar al-Assad e Asma, sua mulher. Nos documentos pirateados pelos activistas – a que o The Guardian teve acesso exclusivo – constam mensagens de conselhos vindos do Irão sobre como como esmagar a revolta, mas também dados mais…
O mediático chefe revela-se, em declarações ao SOL, «muito triste com a situação». Não aceita as acusações e garante: «A minha porta sempre esteve aberta, não era preciso esta rebelião».
Os alunos de Michel da Costa vão apresentar ao Ministério Público uma queixa-crime por alegada burla contra o mediático chefe.
Depois da queda de Homs, o reduto rebelde que foi castigado por um mês de bombardeamentos, o exército sírio concentrou a sua atenção na outra cidade rebelde, Idlib. A ofensiva final foi lançada na segunda-feira e a cidade está agora sob total controlo do regime.
Enquanto em Qousseir, na província de Homs, o Exército sírio bombardeia uma ponte crucial para a fuga de refugiados – nomeadamente feridos – para o Líbano, o senador norte-americano e candidato à presidência em 2008, John McCain, apela a que se avance com ataques aéreos contra o exército sírio.
Segundo avançam as Nações Unidas, no fim-de-semana cerca de dois mil sírios atravessaram a fronteira e entraram no Líbano. Deixaram quase todos os bens para trás e procuram apenas sobreviver ao que, jornalistas ocidentais que estiveram no local, classificaram já como «um autêntico massacre».