Da documentação disponibilizada ao SOL por todas as entidades públicas que apoiam a Parkalgar, os relatórios da empresa Augusto Mateus & Associados permitem aferir a rentabilidade dos cerca de 20 milhões de euros de apoios que o Estado já concedeu.
Todos esses incentivos têm um objectivo: combater a sazonalidade do turismo algarvio e incrementar as respectivas receitas. Por isso mesmo, os relatório da Augusto Mateus tentam perceber as receitas geradas pelos espectadores que visitam o Autódromo do Algarve. Mas a forma como a empresa de consultoria chega a uma estimativa das receitas geradas pelos eventos é questionável. Em primeiro lugar, cada um dos relatórios indica o número total de espectadores para os três dias que dura cada evento – mas sem diferenciar quem comprou bilhetes para esses três dias e quem assiste apenas a um dia, o que faz com que o número total dos espectadores esteja desvirtuado.
No caso da prova de Superbikes de 2010, por exemplo, o relatório dos consultores assegura que teve 77.233 espectadores – lotação esgotada, praticamente. Contudo, a própria Parkalgar informou o Instituto do Desporto de Portugal que apenas vendeu 25.744 bilhetes. Ou seja, os consultores multiplicaram o número de bilhetes pelos três dias que dura a prova. A situação repete-se em quase todos os relatórios que o SOL analisou.
O dado mais surpreendente dos estudos, contudo, está relacionado com a nacionalidade dos espectadores: a esmagadora maioria é portuguesa e reside no Algarve.
Dos 25.744 espectadores da prova Superbikes de 2010, por exemplo, cerca de 19.616 (76,2%) eram portugueses, sendo que 15.887 (81,8%) eram algarvios.
Os dados ficam acima dos 90% no caso de provas com muito menos espectadores, como são o caso da Le Mans Series, Superstars ou FIA_GT. Por exemplo, a prova deste último campeonato, em 2009, teve 5.000 espectadores – dos quais cerca de 76% eram de Portimão. A Augusto Mateus considerou, no entanto, que os espectadores terão gasto uma média diária de 50,48 euros, concluindo que o impacto económico do evento alcançou os dois milhões de euros.