BE lamenta abstenção ‘tão elevada’

Na primeira reacção da noite eleitoral, Fernando Rosas lamentou «um número tão elevado» na abstenção. As projecções apontam para cerca de 40% de abstencionistas, um valor próximo do registado nas últimas legislativas, em 2009.

«há 40% dos eleitores que não votam e isso é mau», sublinhou o ex-deputado, actual mandatário do be pela lista de setúbal, ainda que ressalvando que é preciso «não dramatizar». até porque este número pecará por excesso, dado que «os eleitores-fantasma não foram retirados dos cadernos eleitorais».

questionado sobre se a abstenção pode prejudicar a esquerda, rosas defendeu que o grande prejuízo é para «a democracia» – «a confirmarem-se estes 40% , isso significa que o sistema politico não está a responder aos que as pessoas esperam dele».

francisco louçã chegou à sede do partido, às 18.55 e está agora num andar superior, na sala onde habitualmente reúne a comissão política dos bloquistas. na rua da palma, em lisboa, estão também mariana aiveca e jorge costa, número um e dois por setúbal, e helena pinto, que ocupa o quarto lugar por lisboa.

para já o ambiente é calmo na sede do be. enquanto se espera pelas projecções das oito da noite, comem-se caracóis num espaço exterior do edifício.

susete.francisco@sol.pt