Costa não é candidato à liderança do PS

António Costa não será candidato à liderança do PS. Como o SOL avançou, o dirigente socialista anunciou aos membros da Comissão Nacional do partido que não entrará na corrida à sucessão de José Sócrates. Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa justificou a decisão com o compromisso assumido na autarquia -…

sem concretizar se apoiará uma candidatura de francisco assis, antónio costa sublinhou que o líder parlamentar «tem todas as condições para ser um bom secretário-geral». já quanto à hipótese de avançar como candidato à presidência do partido (um cargo ‘honorífico’ no ps) referiu que este cenário não está em cima da mesa.

já francisco assis afirmou no final da reunião que vai agora ponderar se será candidato a secretário-geral e que a decisão será avançada «nas próximas horas». antónio josé seguro também anunciou para esta semana uma «declaração pública» sobre o mesmo assunto.

quer assis, quer antónio josé seguro, não ‘abriram o jogo’ na reunião de hoje. mas, com antónio costa fora da corrida, esta é a mais provável dupla de candidatos à sucessão do actual líder.

a comissão nacional do ps dividiu-se quanto à data das eleições directas. josé sócrates teve uma passagem breve pela reunião, propondo um calendário com eleições a 22 e 23 de julho e congresso de 9 a 11 de setembro – datas que acabaram por ser aprovadas pela maioria dos presentes, apesar de nomes próximos de francisco assis terem sugerido directas em setembro e congresso em outubro.

na despedida, de acordo com a agência lusa, josé sócrates deixou uma última palavra aos dirigentes socialistas: «eu adoro-vos».

susete.francisco@sol.pt