A verdade sobre o misterioso beijo de Vancouver [com vídeo

Deitado na rua, aparentemente alheio ao que se passa à sua volta, um casal troca um beijo apaixonado enquanto no meio do caos a polícia intervem de forma a dispersar os fãs dos Vancouver Canucks que, na quarta-feira passada, transformaram a final do campeonato norte-americano de hóquei no gelo numa batalha campal.

no momento certo o fotógrafo robert lam apertava o botão da sua câmara fotográfica e ‘apanhava’ a imagem que correria o mundo e faria milhões de pessoas sonhar com um amor tão grande que supera a violência.

foi partilhada por milhares de pessoas no mundo inteiro e alimentou polémicas. agora, uma filmagem colocada no youtube vem reveler a verdade acerca do ‘beijo de vancouver’, afinal mais do que amor, paixão ou arrebatamento, aquela fotografia mostra dois seres humanos que, no meio do conflito, se amparam e protegem – o que não deixa de ser mais uma forma de amor.

no video é possível ver o australiano scott jones a confortar a sua namorada, alex thomas, depois de um agente da polícia os ter agredido e ela ter caído no chão.

vancouver viveu na semana passada uma noite de «guerra civil» quando, uma hora depois do final do jogo boston bruins – vancouver canucks, os adeptos exaltados atiraram lixo e garrafas à polícia de intervenção.

de acordo com testemunhas presentes no local, seria a partir dai que as coisas perderiam o controlo – carros incendiados, duas viaturas da polícia reduzidas a lixo, janelas esmagadas e lojas assaltadas.

[youtube:8mturc7mkug]

sol