Jornais belgas fora do Google

Quem procura os jornais belgas através do Google não vai encontrar nada

não só não encontra os sites dos referidos jornais, como na pesquisa no google news não lhe irá aparecer qualquer notícia publicada pelos mesmos.

esta situação deve-se a um conflito que remonta a 2006 quando a google lançou o serviço de resultados de notícias na bélgica. nessa altura a associação copiepresse, que representa as empresas de comunicação social, apresentou uma queixa contra a empresa, alegando que a mesma tirava vantagens económicas dessa publicação.

a copiepresse pretendia que o google pagasse direitos de autor ou então retirasse essas notícias do google news. nessa altura a opção da empresa foi retirar essas referências tanto do serviço de notícias como no geral. mas mais tarde voltou a disponibilizar essa informação no serviço geral.

mas o processo tem-se arrastado. e no passado mês de maio os tribunais deram razão aos jornais, tendo a empresa que pagar 25 mil euros caso não retirasse essas referências. a opção da google foi retirá-las de todos os seus serviços de pesquisa, o que enfureceu a copiepress, que alega que a google fez uma interpretação muito própria da sentença.