PEDRO SOARES DOS SANTOS – Em tempos de vacas magras é um regalo ter empresas portuguesas que continuam a ter a óptima performance operacional e bolsista da Jerónimo Martins. É a prova de que estratégias sustentadas de longo prazo e com foco dão resultado. Exemplo disso é o desinvestimento do grupo nas áreas non-core para concentrarem esforços no que melhor sabem fazer: o negócio alimentar. Dentro e fora de Portugal, como se pode perceber pela força que tem a Polónia e pela ida em breve para um novo mercado.
VÍTOR GASPAR – As notícias não são boas, mas pelo menos são realistas e permitem que Portugal se prepare atempadamente para o período (ainda mais) difícil que aí vem. Depois de anos a ‘levarem com poeira para os olhos’ durante a governação de Sócrates, é bom os portugueses terem agora um ministro das Finanças que lhes diz a verdade, por muito que doa. Resta-nos a esperança que se assim se mantenha e que além da palavra consiga fazer mais para nos ajudar a ter um futuro melhor.
FRIO
BARACK OBAMA – O Presidente dos EUA, que não quer assumir sozinho o ónus de mudar o tecto da dívida norte-americana, está a esticar a corda ao máximo na luta de poder que está a travar com os Republicanos, gerando um forte nervosismo no mercado. Se, até ao dia 2 de Agosto, não houver acordo os EUA entram em incumprimento e colocam em risco toda a economia mundial. Para já, os Republicanos ganharam a primeira batalha, evitando a subida de impostos.
ELENA SALGADO E BERLUSCONI – O plano de ajuda à Grécia que saiu da cimeira da semana passada, com o reforço dos mecanismos que permitem aos governos melhor escudarem-se da pressão dos mercados, trouxe um novo alento à Zona Euro. Mas foi ‘sol de pouca dura’. Os investidores continuam a fugir da dívida dos países periféricos do euro, mesmo dos que não foram alvo de resgate, como são os casos de Espanha e Itália, elevando os juros da dívida para taxas incomportáveis. E as medidas adoptadas por estes países também não estão a ter a força suficiente para dar provas de confiança.
tania.ferreira@sol.pt