Vera Jardim ou Ferro Rodrigues no lugar de Almeida Santos

AntónioJosé Seguro ainda não fez convites para a presidência do PS, mas José Vera Jardim é o nome mais apontado entre os socialistas para suceder a Almeida Santos no cargo. O ex-deputado, que não quis recandidatar-se ao Parlamento nas últimas eleições, apoiou o actual secretário-geral nas últimas eleições internas. Ao SOL, Vera Jardim disse nada…

ao longo das últimas semanas, antónio josé seguro tem vindo a ouvir a opinião de muitos socialistas, entre outras questões, sobre a sucessão na presidência do partido. entre os nomes que foram sendo sugeridos estavam também joão cravinho e jorge sampaio. mas e outro não terão chegado a ser hipótese, dadas as funções internacionais que desempenham.

caso diferente foi o de antónio arnaut. embora não tenha existido um convite, arnaut era um dos nomes mais falados no partido para a presidência e era uma figura bem acolhida entre os ‘seguristas’. fundador do serviço nacional de saúde, arnaut era visto como uma ‘bandeira’ numa das áreas que os socialistas consideram central na preservação do estado social. mas arnaut, invocando o facto de morar em coimbra, já foi dizendo que não está disponível.

outro nome que está fora desta equação é o ex-presidente da república, jaime gama. fonte próxima do antigo líder dos deputados garante que gama – que já não se candidatou nas legislativas de 5 de junho – está afastado da vida política e que esta decisão se vai manter.

esta semana, edite estrela, lançou ainda uma outra hipótese: maria barroso.

«o psd tem dado alguns sinais de valorização do papel das mulheres na vida política. o ps, que liderou esse debate nos últimos anos, não pode deixar-se ultrapassar», afirmou a eurodeputada socialista, em declarações ao jornal i. mas, ao que o sol apurou, a sugestão não fará caminho.

 

susete.francisco@sol.pt