Últimas sondagens dão nova maioria a Jardim

Em vésperas de eleições na Madeira, os dados parecem já estar lançados. As últimas sondagens continuam a apontar para a maioria absoluta do PSD na Madeira. Poderá ser dos piores resultados de sempre do partido, com perdas estimadas de 8 a 9 deputados. Mas a percentagem alta de indecisos que não responde às sondagens poderá…

toda a oposição, em particular os partidos mais pequenos, conseguem segurar o lugar no parlamento, sendo que o satírico pnd está entre os menos votados. a dúvida que marcou esta campanha de saber quem ficava com o segundo lugar, dado o crescimento evidente do cds-pp, poderá estar desfeita: o ps garante a continuidade como maior partido da oposição, com 16% a 17%. já o partido de josé manuel rodrigues ocupa o terceiro lugar, com tendências de voto que se ficam entre os 11 e os 13%.

quer a sondagem da intercampus para a tvi quer a do diário de notícias da madeira/tsf, pela eurosondagem, mostram um psd a garantir uma maioria absoluta, apesar da conjuntura eleitoral que lhe foi absolutamente desfavorável devido ao espectro da ocultação da dívida, a principal bandeira da campanha. o crescimento do ps/m, de 14,4% para cerca de 17% (de 7 para 9 deputados) não deixa de agradar ao partido mas está ainda muito longe das expectativas de quem se apresenta como a eterna alternativa a alberto joão jardim.

em termos de resultados, o dn da madeira apresenta hoje os números apurados pela eurosondagem: psd conquista 50,5%, passando de 33 para 26 deputados; ps 17%, subindo de 7 para 9 deputados; cds 10,5%, quase triplicando o número de deputados, de 2 para 5; cdu 5,5%, 2 deputados, be 3,5%, 1 deputado, mtp 3,3%, 1 deputado, pan 2,5%, 1 deputado, e pnd 2%, 1 deputado.

há ainda que ter em conta os 45 mil eleitores-fantasma, composto por emigrantes e estudantes recenseados na região mas a residir no exterior, podendo na mesma votar e fazer alguma diferença nos resultados finais, assim como os níveis de abstenção.

antecipando-se às sondagens, o líder do psd já veio a público desvalorizá-las. «vêm aí umas sondagens a dar a maioria absoluta ao psd, mas não acreditem. é preciso que todos vão votar», apelou jardim em pleno comício, em santo antónio. um apelo lançado após mais um dia de inaugurações, como foi a sua criticada passagem pela nova sede do sindicato dos professores da madeira, ao lado de mário nogueira, e que lhe valeu as vaias do pnd, à porta do edifício, com o rótulo de «ditador».

jardim prepara-se para assumir novo mandato, sem dinheiro mas já com 200 obras previstas no seu programa distribuído ao eleitorado que lhe volta a confiar a maioria absoluta.