o mais engraçado é que confirmam o velho ditado ‘os cristãos-novos são sempre os mais fanáticos’. se até há meia dúzia de anos não tinham qualquer conversa sobre as ‘roubalheiras’ dos árbitros, agora agarram-se às imagens para tentarem provar que os homens do apito é que determinam os vencedores.
e os cristãos-novos têm, por norma, memória curta. esta semana, a única equipa portuguesa que consegue trazer alguma racionalidade ao jogo, acabou por perder um encontro crucial e será obrigado a enfrentar outra equipa para saber qual delas terá o privilégio de estar na fase final do campeonato europeu do próximo ano. a selecção portuguesa foi derrotada na dinamarca e dessa forma ficou em segundo lugar no grupo, o que a obrigará a disputar os tais jogos do play off. quem segue há muito tempo os jogos da equipa nacional sabe que só há poucos anos é que portugal passou a marcar presença nas fases finais dos campeonatos europeus e mundiais. é portanto normal que os cristãos-novos e os mais jovens tenham sofrido muito mais com a derrota do que aqueles que já estão habituados aos desaires. acredito que conseguiremos ganhar ao próximo adversário e estaremos na polónia ou na ucrânia, os dois países onde se realizará a competição, e aqueles que esta semana serão considerados umas bestas tornar-se-ão heróis nacionais. as paixões têm dessas coisas, passa-se muito depressa do amor ao ódio, embora no caso em apreço seja ao contrário. numa altura em que só se ouve falar de crise, os jogadores nacionais não conseguiram trazer sorrisos aos portugueses deprimidos. não faltarão histórias de conspiração. mourinho e o real madrid serão, seguramente, dos mais visados, atendendo a que dois jogadores fundamentais não estiveram na dinamarca porque estavam lesionados, mas no mesmo dia da derrota já treinavam em madrid. como é óbvio, não estavam aptos para o jogo de hoje, pois se assim fosse não acredito que se deixassem levar por apelos irracionais. afinal, para um jogador de futebol não há nada mais importante, a nível de selecções, do que a fase final de um campeonato do mundo ou da europa.
outro dado que não joga com os conspiradores diz respeito ao nosso principal craque e colega dos dois ausentes. cristiano ronaldo, apesar de se saber que está lesionado, insistiu em jogar, mesmo que a lesão não o impossibilitasse de entrar em campo. pode é prejudicá-lo num futuro próximo. sem irracionalidade, repito, acredito que estaremos no europeu, coisa de que bem precisamos, já que em 2012 se ouvirá falar ainda mais em crise…
vitor.rainho@sol.pt