Irmã de Kate Moss segue as suas pisadas

No casamento de Kate Moss descobriu-se a meia-irmã da modelo. Lottie, 13 anos e cara de anjo, fez a sua primeira sessão fotográfica.

festim para os tablóides, os casamentos das kates de inglaterra – a princesa middleton e a modelo moss – ficaram marcados pelo protagonismo inesperado das irmãs das noivas.

desde abril, altura do casamento real britânico, que o vestido de cerimónia justo de pippa middleton lhe rendeu as mais variadas propostas de trabalho, de apresentadora no canal de oprah a protagonista num filme pornográfico, fazendo-a até objecto de um documentário chamado crazy about pippa (doidos por pippa).

por sua vez, há três meses que se vem catapultando o nome de charlotte moss, lottie para a família, a discreta meia-irmã mais nova de kate moss descoberta no casamento da modelo com jamie hince em gloucestershire.

nas fotografias do evento, a moss mais velha, chegada num rolls-royce cor de prata no seu vestido john galliano, sorria para o fotógrafo mario testino. mas foi pelo grupo de 15 damas de honor com coroas de flores que rodeavam a noiva que a imprensa se veio a debruçar com minúcia desde então.

pele de porcelana, cabelo loiro e ar angelical, a rapariga mais alta reservada às filas de trás viu a sua star quality começar a dar cartas, senão mesmo a lançar uma carreira. a beleza natural, mas principalmente a consanguinidade com a mais famosa e bem paga modelo (ou anti-modelo) britânica fizeram com que o seu nome saltasse para as páginas da vogue. a revista de moda escrevia que lottie «já dava sinais de estar a seguir os passos da irmã».

filha de peter moss, com a sua segunda mulher (inger), lottie foi convidada para uma sessão fotográfica, chamada ‘sessão teste’, pela storm, a agência que descobriu a irmã mais velha, com 14 anos, no aeroporto john f. kennedy.

no ensaio a preto e branco comandado pelo fotógrafo andrea carter-bowman, colaborador frequente da vogue, a meia-irmã da modelo que popularizou o look heroin-chic nos anos 90 vestiu-se com calções e calças de cabedal e saltos plataforma, aparentando mais idade do que os actuais 13 anos – em 1989, na sua primeira sessão, kate tinha já 15 anos.

a divulgação do primeiro ensaio de lottie, que até então apenas posara para a loja vintage dos pais, fez com que várias agências de moda lhe propusessem um contrato. mas «ainda é cedo», vincou peter moss ao the daily mail, revelando apenas estar comprometido a priori com a agente que descobrira a filha mais velha, sarah doukas, da storm: «vamos ter uma conversa com eles, possivelmente antes do natal, para decidir como será a seguir». correm rumores que o próximo ensaio estará nas mãos de mario testino, o fotógrafo preferido da irmã.

filhos de peixe sabem nadar?

no meio da moda, as expectativas são altas e repartem-se entre as qualidades naturais da aspirante a modelo e a certeza de uma carreira sempre ligada ao nome da irmã mais velha – à semelhança da modelo lizzy jagger e do pai mick jagger (rolling stones), da estilista stella mccartney e de sir paul mccartney (ex-beatles), da modelo e actriz liv tyler e o cantor steven tyler (aerosmith).

carole white, a fundadora da agência premier models, disse que charlotte tinha «um ar bonito e fresco» e a aparência de uma «rosa inglesa». responsável por ter lançado a carreira de naomi campbell, white acrescentou: «a mãe dela faz bem em esperar que ela faça 14 anos e se desenvolva mais, mas ela tem feições maravilhosas e dava sem dúvida uma modelo. geralmente é preciso altura. kate é uma excepção à regra porque as modelos precisam de ter entre 1,75 e 1,80 metros. acho que a lottie daria uma adorável jovem modelo».

também a especialista em moda karen kay elogiou a beleza clássica de lottie, contrastante com o je ne sais quoi alternativo de kate, com sendo muito actual. «ela até tem um sinal estilo cindy crawford no queixo. ela é o pacote inteiro. se jogar as cartas certas pode eclipsar kate», atirou.

aisha.rahim@sol.pt