Governo usa 600 milhões da EDP para reduzir dívida pública

O Estado vai utilizar os 600 milhões de euros da primeira tranche da venda de 21,35% da EDP á China Three Gorges (CTG) para amortizar dívidas que vencem já em Janeiro.

«o dinheiro que entra ainda este ano vai ser canalizado para o fundo de regularização da dívida pública gerido pelo igcp», revelou ao sol, maria luís albuquerque, à margem da cerimónia de assinatura do acordo de venda de 21,35% da edp à ctg. a secretária de estado do tesouro e finanças, precisou que «o pagamento é feito em cash e a prioridade é pagar dívidas que vão vencer em breve».

portugal tem de pagar nos próximos dias uma dívida de 3,9 mil milhões de euros que vence a 20 de janeiro. por lei, o estado tem de aplicar pelo menos 40% das receitas de privatizações na redução da dívida pública.

no total, os chineses vão pagar 2,7 mil milhões de euros pela participação de 21,35% da edp. os restantes 2,1 mil milhões de euros terão de ser pagos até junho de 2012,sendo que a ctg já conseguiu aprovação estado chinês para cumprir este pagamento, apurou o sol, junto de fontes próximas da ctg.

além disso, os chineses vão injectar dinheiro directamente na edp e também na economia portuguesa num total de 8,7 mil milhões de euros

tania.ferreira@sol.pt