Accionistas não discutiram oficialmente Amado

Accionista do BCP com cerca de 4% e presidente do conselho de Remunerações e Previdência do banco, José Berardo disse ao SOL que «este é um assunto muito delicado», garantindo que, «até ao momento, a questão de Amado para a presidência do BCP ainda não foi discutida pelos accionistas, oficialmente».

santos ferreira deverá sair por completo do bcp

a ideia do bcp é acabar com a actual estrutura, com um conselho de administração executivo e um conselho geral e de supervisão. deve ser criado apenas um conselho de administração, do qual sairá uma comissão executiva, que seria então presidida por amado. e o sol sabe que santos ferreira, ao contrário do que tem vindo a ser noticiado, não estará disponível para assumir qualquer cargo na nova cúpula de poder do bcp, mesmo que seja de administrador não executivo.

assegurando que tenciona cumprir o mandato de três anos para o qual foi eleito – e que termina em janeiro de 2014 –, santos ferreira reconheceu ontem ao económico que «mais dia, menos dia, os accionistas quererão mudar o modelo de gestão, e, nessa altura, outras pessoas terão de vir». na opinião do banqueiro, o bcp «requer novo sangue para uma longa marcha», tendo em conta os desafios que o banco enfrenta: solidificar a base accionista, criar condições para um novo modelo de governação, reforçar os rácios de capital, recuperar a confiança dos investidores – aumentando o valor da acção – e dos mercados, para garantir maior liquidez.

tania.ferreira@sol.pt