O Mundo em resumo – 14 de Fevereiro

Vice-presidente chinês reúne com Barack Obama, enquanto Barroso e Van Rompuy visitam Pequim. Manifestantes voltam a sair às ruas no Bahrein. Sérvios do Kosovo votam em referendo ilegal. A actualidade internacional em resumo.

europa

crise do euro: o investidor george soros é entrevistado pela der spiegel sobre a resposta europeia à crise financeira, e não poupa a chanceler alemã angela merkel.

espanha: polémica na arco, onde o artista plástico eugenio merino meteu o general franco num frigorífico da coca-cola.

kosovo: os 40.000 habitantes de quatro municípios de maioria sérvia no norte do território vão hoje e amanhã a votos num referendo não reconhecido pela comunidade internacional – nem sequer por belgrado – para decidir se reconhecem a autoridade de pristina. apesar dos esforços de aproximação e normalização entre o kosovo e a sérvia, continuam tensas as relações entre a etnia albanesa e a comunidade sérvia, estimada em 120.000 membros.

médio oriente

síria: o grande jogo regional entre irão, arábia saudita e turquia descodificado por ignacio álvarez-ossorio no el país.

bahrein: os manifestantes que hoje saíram às ruas de manama, capital do bahrein, para celebrar a passagem do primeiro aniversário dos protestos pró-democracia foram recebidos da mesma forma de sempre: balas de borracha e gás lacrimogéneo. os protestantes juntaram-se no mesmo local escolhido há um ano, embora a praça da pérola já lá não esteja.

áfrica

argélia: o islão moderado sai em socorro do regime de bouteflika, relata o le figaro

mali: frança denuncia execuções sumárias durante a rebelião tuaregue.

américas

estados unidos: o vice-presidente chinês, xi jinping, visita hoje a casa branca, onde será recebido por barack obama. será o primeiro encontro entre o líder norte-americano e o homem que no final do ano assumirá a presidência do partido comunista chinês.

estados unidos: a proposta de orçamento ontem apresentada por obama é um «triste reflexo das suas políticas falhadas», considera o líder da maioria republicana no congresso, john boehner.

ásia-pacífico

china: o primeiro-ministro chinês recebeu hoje os europeus durão barroso e van rompuy, garantindo que a china «apoia firmemente a europa nos seus problemas com a dívida». nos eua, o encontro é seguido com atenção e nem o facto de se realizar em dia dos namorados passa despercebido.

tailândia: no dia em que israel acusa o irão de ter promovido ataques às suas embaixadas na índia e geórgia, um iraniano é apanhado em banguecoque, tailândia, a atirar uma granada à polícia no momento final de um ataque falhado [ver também notícia no sol].
 
turcomenistão:
na mais insólita das ditaduras da ásia central, o presidente kurbanguly berdymukhamedov foi declarado vencedor das eleições de sábado com implausíveis 97% dos votos, frente a sete candidatos que tinham declarado apoio ao chefe de estado. 
já agora, turcomenistão, turquemenistão ou turcomanistão? o ciberdúvidas aponta a hipótese menos incorrecta

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt