O Mundo em resumo – 15 de Fevereiro

Sarkozy anuncia recandidatura. Grécia ‘não aguenta mais sacrifícios’. Bashar al-Assad convoca referendo. Coreia do Norte recorda Kim Jong-Il com estátua de bronze. A actualidade internacional em resumo.

[youtube:foqkw9cy8im] reportagem de tiago carrasco e joão henriques na síria para o sol

europa

frança: nicolas sarkozy anuncia hoje na tf1 a sua recandidatura ao eliseu. mas o líder da ump já está em campanha no twitter

grécia: atenas tarda em responder à exigência europeia de cortes adicionais de 325 milhões de euros, levando ao cancelamento de uma reunião do eurogrupo marcada para esta quarta-feira. 
a grécia não aguenta mais austeridade, afirma o ministro helénico do interior, christos papoutsis. 

alemanha: as autoridades germânicas ponderam requerer ao parlamento o levantamento do estatuto de imunidade do presidente christian wulff. não param de surgir novas suspeitas de empréstimos, ofertas e negócios incompatíveis com o exercício da chefia do governo da baixa saxónia, anterior cargo do actual chefe de estado alemão. 

médio oriente

síria: bashar al-assad convoca para 26 de fevereiro um referendo à nova constituição. os estados unidos temem que o arsenal de armas químicas de damasco caia nas mãos de grupos terroristas, à medida que a revolta contra o regime de al-assad caminha a passos largos para um cenário de guerra civil. a ler a série de reportagens de tiago carrasco e joão henriques no sol [ver vídeo no topo do artigo] e as crónicas do escritor jonathan littel no el país

egipto: beduínos, e não terroristas islamistas, são os responsáveis pela vaga de violência no sinai, sugere o the guardian.

a região vai viver não uma primavera, mas toda uma década de instabilidade, prevê o think tank norte-americano center for strategic & international studies. o relatório de 131 páginas, em inglês, pode ser consultado online [pdf]


américas

argentina: buenos aires aceita a mediação das nações unidas no conflito das malvinas. 

honduras: pelo menos 272 mortos no incêndio numa prisão em comayagua. a efe lista as maiores perdas de vidas em penitenciárias latino-americanas.

ásia-pacífico

china: pequim apontou o advogado liu zuoming como novo procurador-geral da região do tibete. no último ano pelo menos 20 tibetanos imolaram-se como forma de protesto contra a repressão religiosa e cultural imposta por pequim.

paquistão: ziauddin khwaja, general reformado da agência secreta do paquistão (isi), acusa o antigo presidente pervez musharraf de ter sempre sabido que bin laden estava escondido no país. a história é contada por um ex-agente da cia na edição online da newsweek.

coreia do norte: kim jong-il, o eterno ‘querido líder’ que gostava de ‘olhar para coisas’, faria 70 anos amanhã, dia em que aparecerá com seis metros de altura e revestido de bronze. enquanto isso, a cúpula militar norte-coreana jura lealdade ao herdeiro kim jong un.

áfrica

uganda: num momento em que o país se prepara para aprovar uma lei que condena a prisão perpétua a alguém que pratique actos homossexuais, o ministro da integridade e da ética liderou uma operação policial contra um workshop de activistas gay.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt