«não confirmo, nem desminto», afirmou ao sol o presidente da associação comercial do porto
álvaro castello branco, o centrista que negociou as coligações autárquicas com o psd no porto, admite que não existe nenhuma regra que obrigue o seu partido a apoiar o futuro candidato do psd. «o ciclo fecha-se com o fim do mandato de rui rio. depois disso, o cds tem duas alternativas: ou apoia um candidato próprio ou faz coligação com o psd».
marco antónio costa chegou a ser sondado para o porto, mas o seu destino poderá ser gaia, onde foi vice-presidente de menezes. para isso terá que sair do governo.
do lado do ps, o ex-secretário de estado manuel pizarro há muito que se perfila como candidato ao lugar. não é a solução preferida pela direcção, mas no porto há movimentações que poderão acabar numa troca: a distrital (a única em que seguro perdeu, nas eleições internas) fica com josé luís carneiro (afecto ao actual líder), em contrapartida a direcção avança com o nome de pizarro para a câmara.
em lisboa, o psd procura um candidato para derrotar o socialista antónio costa. o presidente da distrital do psd, miguel pinto luz, desafiou esta semana fernando seara (forçado pela lei de limitação de mandatos a sair de sintra), a concorrer por lisboa. mas seara não deu resposta. já em 2009, esteve quase com um pé em lisboa, mas recuou à última hora. outra possibilidade forte do psd seria pedro santana lopes, hoje na santa casa da misericórdia.
em sintra, a eurodeputada ana gomes, que se candidatou à presidência da câmara em 2009 e que permaneceu como vereadora sem pelouro desde então, pode voltar a candidatar-se. «estou disponível para considerar tudo o que o meu partido me solicite», afirmou ao sol ana gomes, considerando que a decisão deve, em primeiro lugar, partir das estruturas do ps. edite estrela, que perdeu aquela câmara em 2001 para seara e que já foi desafiada a voltar, afasta a hipótese. «foi um ciclo que se fechou», diz a actual eurodeputada ao sol.
(artigo publicado na edição impressa de 3 de fevereiro do semanário sol.)
helena.pereira@sol.pt com
sofia.rainho@sol.pt e susete.francisco@sol.pt