europa
grécia: no dia em que foram finalmente acordados os termos do segundo pacote de ajuda à grécia, um economista norte-americano diz à der spiegel que a alemanha ganhou a guerra da globalização e que os estados unidos da europa estão para breve.
espanha: os principais partidos assinaram hoje um acordo sobre a conduta a adoptar no processo de desintegração do grupo basco eta. psoe, pp, pnv y ciu convergem também na ideia de não ilegalizar o amaiur, a nova coligação partidária dos separatistas bascos.
frança: o ex-director do fmi dominique strauss-kahn foi hoje questionado pelas autoridades francesas sobre alegado envolvimento numa rede de prostituição.
médio oriente
síria: o governo continua a repressão em homs, o irão já fez regressar os seus dois navios de guerra ao mar vermelho e a rússia recusa-se a reunir com a europa e os eua para analisar o futuro de damasco.
iémen: no dia em que se escolhe nas urnas o sucessor de saleh, a bbc faz o resumo do que se escreveu no médio oriente sobre o próximo presidente do iémen.
iraque: a árabia saudita anunciou o envio de um embaixador para bagdade, 22 anos depois de cortarem os laços com saddam hussein.
áfrica
somália: o frágil governo inicia uma campanha para reconstruir a capital mogadíscio, mas tal implicará o despejo de dezenas de milhares de pessoas que entretanto fizeram casa em edifícios públicos devolutos, conta a al jazeera.
nigéria: autoridades dão caça aos rebeldes islamistas do boko haram, matando pelo menos 20 militantes no estado de borno.
américas
cuba: o el país escreve sobre a peculiar resistência automóvel cubana. desde o início do bloqueio norte-americano, há já 50 anos, não entram na ilha quaisquer peças para reparar os velhinhos oldsmobile, plymouth, mercury, chevrolet, dodge, cadillac ou ford que pontificam nas ruas de havana. e no entanto, estes movem-se.
ásia-pacífico
afeganistão: a nato pede desculpa pela profanação de exemplares do corão em bases dos aliados naquele país islâmico. a descoberta de pedaços do livro sagrado dos muçulmanos entre o lixo recolhido em bases militares incendiou os ânimos dos afegãos.
paquistão: a time conta como a rua sésamo está a ser utilizada como uma ‘arma’ da diplomacia norte-americana junto das crianças paquistanesas.
china: poderão os asiáticos competir eternamente com as economias ocidentais através do baixo custo de mão-de-obra? surgem sinais de que as coisas começam a mudar. a gigantesca foxconn, maior fabricante mundial de componentes electrónicos, vai subir os salários até 25%.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt