europa
grécia: depois da luz verde ao segundo empréstimo internacional, adensa-se a dúvida sobre o futuro político de atenas, onde os partidos pró-troika estão em queda livre nas sondagens a mês e meio das legislativas.
espanha: mariano rajoy não arrancou do homólogo britânico david cameron qualquer gesto de abertura em relação à resolução do diferendo de gibraltar, o pequeno território ultramarino do reino unido no sul da andaluzia.
rússia: as forças militares russas vão ter uma brigada árctica até 2015. moscovo visa desta forma proteger as enormes reservas minerais e petrolíferas que se crê existirem sob as águas geladas do norte.
abecásia: o líder da pequena república separatista georgiana apoiada pela rússia, alexander ankvab, sobreviveu a um atentado que matou pelo menos duas pessoas. apesar da invasão russa da geórgia em 2008, prossegue a violência entre as comunidades abecásia, georgiana e russa no território de 200.000 habitantes.
américas
venezuela: hugo chávez anuncia que foi lhe encontrada uma nova lesão potencialmente cancerígena, mas reafirma a recandidatura à presidência.
estados unidos: uma sondagem da gallup lista os países que a opinião pública norte-americana considera serem os principais inimigos de washington. sem surpresa, o irão é a nação mais temida pelos norte-americanos. china, rússia, paquistão e coreia do norte também são mencionados. curiosamente, o japão é o oitavo país mais receado – herança da segunda guerra mundial?
médio oriente
síria: dois jornalistas ocidentais (marie colvin do sunday times e remi ochlik da paris match) morrem durante um novo bombardeamento das forças governamentais ao bastião rebelde de bab amr, em homs. outras 100 pessoas terão morrido nas últimas 24 horas.
irão: o director-geral da agência internacional de energia atómica denuncia a recusa iraniana em conceder aos inspectores internacionais o acesso a uma instalação militar altamente sensível onde se suspeita estarem a ser desenvolvidas armas nucleares.
áfrica
senegal: perante os confrontos que antecipam as controversas presidenciais de domingo e feriram o cantor e candidato rejeitado youssou n’dour, o antigo presidente nigeriano olusegun obasanjo irá encontrar-se hoje com a oposição senegalesa para tentar mediar o conflito com os apoiantes do presidente abdoulaye wade.
egipto: seis meses após a primeira sessão, realiza-se hoje a última audiência do julgamento de hosni mubarak, o homem que liderou o egipto durante 29 anos. mubarak pode ser condenado à morte, mas o veredicto não deverá ser conhecido hoje.
sudão: os 49 capacetes azuis da onu que ontem foram sequestrados no darfur começaram hoje a ser libertados. os rebeldes que realizaram o ataque acusam os militares de estarem acompanhados com agentes dos serviços secretos paquistaneses, razão que os leva a exigir a demissão do chefe da missão das nações unidas.
ásia-pacífico
afeganistão: apesar do pedido de desculpa de eua e nato, os protestos contra a queima de material religioso, incluído cópias do corão, na base militar de bagram já provocaram pelo menos quatro mortos.
austrália: o antigo primeiro-ministro australiano kevin rudd demitiu-se hoje das funções de ministro dos negócios estrangeiros devido à falta de confiança demonstrada pela sua sucessora na chefia do governo, julia gillard.
nova zelândia: o fundador do site de partilhas online megaupload foi hoje libertado sob fiança depois de um juiz neo-zelandês considerar não haver risco de fuga após a confiscação dos fundos ligados ao site.
paquistão: as autoridades paquistanesas anunciaram ontem ir recorrer à interpol para deter o antigo presidente pervez musharraf. o general que liderou o país com mão-de-ferro é suspeito de envolvimento no assassínio da antiga primeira-ministra benazir bhutto.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt