europa
crise: a comissão europeia reviu em baixa as suas previsões para portugal e para as restantes economias da zona euro. lisboa vai recuar 3,3% em 2012, atenas 4,4% e madrid 1%. alemanha e frança escapam à recessão.
rússia: vladimir putin reúne dezenas de milhares de apoiantes no centro de moscovo na maior acção de campanha para as presidenciais de 4 de março.
itália/suíça: neutrinos mais velozes do que a luz? a experiência científica que surpreendeu o mundo em setembro de 2011 pode afinal ter gerado resultados incorrectos devido a uma falha técnica no acelerador de partículas do cern.
médio oriente
iraque: mais de 50 mortos numa vaga de atentados contra xiitas e forças policiais em bagdade e baquba. a frágil estabilidade do país volta a ser ameaçada pela violência sectária.
síria: a foreign policy publica uma galeria de imagens registadas por um membro da oposição a assad em homs, que dão conta da ferocidade dos combates naquele reduto rebelde.
áfrica
somália: líderes de 40 países reúnem em londres para discutir o futuro da nação sem lei, dilacerada pela guerra, fanatismo, fome, pobreza e pirataria.
américas
argentina: o terceiro mais grave acidente ferroviário da sua história matou pelo menos 50 pessoas e feriu mais de 600 na quarta-feira em buenos aires.
estados unidos: mitt romney e rick santorum esgrimiram argumentos e acusações num tenso debate televisivo que antecipa as primárias republicanas do michigan e do arizona, na próxima terça-feira. o ultra-conservador santorum é agora o favorito nas sondagens no campo republicano, seguido de perto pelo moderado romney. newt gingrich está em queda acentuada, enquanto o libertário ron paul é o menos apoiado dos quatro candidatos que permanecem na corrida.
ásia-pacífico
china: pequim vai autorizar a entrada de mais filmes de hollywood nos cinemas chineses, depois do cinéfilo vice-presidente xi jinping ter visitado os estados unidos. actualmente, os chineses apenas podem ver 20 filmes norte-americanos por ano.
austrália: após a demissão do ex-pm kevin rudd do cargo de ministro australiano dos negócios estrangeiros, a primeira-ministra e líder trabalhista julia gillard, sua rival, decidiu convocar para segunda-feira eleições para a direcção do partido do poder. uma eventual derrota de gillard, que disputa com rudd o controlo da máquina trabalhista, poderá precipitar a queda do governo e desencadear legislativas antecipadas.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt