O Mundo em resumo – 24 de Fevereiro

Sondagem dá vitória a Putin à primeira volta. Cimeira na Tunísia discute futuro da Síria. Na Bolívia, polícia e deficientes envolvem-se em confrontos. A actualidade internacional em resumo.

europa

rússia:
vladimir putin vencerá as presidenciais de 4 de março à primeira volta, com uma sondagem a indicar mais de 60% das intenções de voto.

suíça: as multinacionais também têm serviços secretos e os helvéticos debatem agora a legalidade das suas práticas.

espanha: o jornal público, lançado em 2007, encerra com perdas de 80 milhões de euros.

médio oriente

síria: oposição e representantes de dezenas de estados e organizações internacionais reúnem na tunísia para discutir estratégias contra o regime de damasco. o financiamento e fornecimento de armas às forças rebeldes domina o encontro. a onu denuncia crimes de guerra cometidos por ambas as partes. onu e liga árabe nomeiam kofi annan enviado especial à síria.

irão:
arranca a campanha para a legislativas de 2 de março, que se converterão no primeiro teste de popularidade do presidente mahmoud ahmadinejad desde a contestada reeleição em 2009.

ásia-pacífico

afeganistão: dois mortos em novos protestos contra a destruição de exemplares do corão por forças militares norte-americanas.

austrália: o ex-pm e ex-mne kevin rudd vai a jogo na disputa pela liderança do partido trabalhista (no poder), na segunda-feira, contra a primeira-ministra julia gillard.

japão:
também as autoridade nipónicas estão preocupadas com o aumento de casos de pessoas que morrem em casa sem que familiares ou vizinhos dêem pela sua falta durante meses ou mesmo anos. esta semana, um casal de sexagenários e o filho de cerca de 30 anos foram encontrados mortos, vítimas de fome e frio. em dificuldades financeiras, terão sentido demasiada vergonha para pedir ajuda à segurança social, refere o asahi shimbun, citado pela bbc.

américas

estados unidos: várias vedetas da nba pagaram ontem 30 mil dólares cada para jantar com barack obama. acção de angariação de fundos para a recandidatura presidencial que acabou marcada pelo bom humor.

estados unidos: o soldado bradley manning, suspeito de ter passado material secreto para a wikileaks, foi ontem formalmente acusado de 22 crimes, incluindo auxílio ao inimigo.

bolívia: centenas de deficientes físicos foram reprimidos pela polícia boliviana ao chegar a la paz, onde iriam exigir um subsídio ao presidente evo morales.

áfrica

senegal: no último dia de campanha das tensas presidenciais senegalesas, a bbc apresenta um perfil de cada um dos candidatos à votação de domingo.

somália: no dia em que uma cimeira internacional em londres recolhia fundos para a somália, um ataque de um avião não tripulado dos eua no sul deste país africano terá tirado a vida a seis militantes da al-qaeda.


mali:
os confrontos entre rebeldes tuaregues e forças governamentais já provocou a fuga de 130 mil pessoas na região desde o meio de janeiro.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt