O Mundo em resumo – 27 de Fevereiro

Rússia e Ucrânia evitam atentado contra Putin. Governo alemão divido sobre a Grécia. PM australiana mantém poder após disputa interna. No Senegal, as presidenciais vão ter segunda volta. A actualidade internacional em resumo.

europa

grécia: o governo alemão está dividido quanto à continuidade de atenas na zona euro, com o braço bávaro da cdu de angela merkel, a csu, a defender que a grécia deveria receber uma proposta ‘irrecusável’ para abandonar a moeda única. a sugestão é publicamente assumida pelo ministro do interior hans-peter friedrich.

espanha: o supremo absolve o juiz baltasar garzón do delito de prevaricação de que estava acusado no âmbito das investigações aos crimes do franquismo.

rússia: os serviços secretos russos e ucranianos alegam terem travado um plano para assassinar vladimir putin no dia após as presidenciais de 4 de março. no the guardian, o milionário/prisioneiro mikhail khodorkovsky admite que as eleições vão trazer putin de volta ao kremlin, mas adverte que uma verdadeira mudança política é inevitável na rússia.

américas

estados unidos: a wikileaks divulga cinco milhões de mensagens de email da agência privada de serviços secretos stratfor. a fuga de informação acontece através de um ataque informático do grupo hacker anonymous aos servidores da empresa texana.

estados unidos:
óscares globais, com a comédia romântica francesa o artista a arrecadar o prémio de melhor filme e quatro outros troféus, incluindo o de melhor actor principal. irão e paquistão levaram para casa as suas primeiras estatuetas douradas.

médio oriente

síria: o referendo a uma proposta de revisão da constituição síria foi boicotado no domingo pela oposição ao regime de bashar al-assad. o el país afirma que a proposta é uma prova irrefutável do plano de assad para se perpetuar no poder em damasco.

iémen: ali abdullah saleh já passou oficialmente o poder ao novo presidente abd rabu mansour hadi (a grafia muda consoante a fonte). hadi, que era o número dois do regime iemenita, foi o único candidato nas presidenciais da semana passada, conta com o apoio de todas as principais forças políticas e irá servir um mandato interino de dois anos.

israel/irão: a bbc traça os potenciais planos de um ataque israelita às instalações nucleares iranianas, listando as possíveis rotas da aviação hebraica e os meios ao seu dispor.

áfrica

senegal: segunda volta à vista após as presidenciais de domingo. de acordo com dados provisórios, o presidente abdoulaye wade terá alcançado entre 34 a 36% dos votos, enquanto macky sall, ex-primeiro-ministro, surge logo atrás com 32 a 34%. o acto eleitoral não ficou manchado por qualquer acto de violência grave, ao contrário do que ocorreu durante a campanha presidencial.

áfrica do sul: depois de ter sido internado no sábado com dores intestinais, nelson mandela já recupera em casa.

egipto: o julgamento de 43 activistas estrangeiros começou ontem no egipto. o grupo onde se incluem 16 norte-americanos é acusado de financiamento ilegal de organizações não governamentais.

ásia-pacífico

austrália: a primeira-ministra julia gillard derrota o ex-pm e ex-mne kevin rudd em eleições-relâmpago pela liderança do partido trabalhista (no poder).

paquistão: nove meses depois da captura de osama bin laden, a residência em abbottabad que acolhia o ex-líder da al-qaeda foi destruída sem avisos nem explicações.

birmânia: em mais um sinal de abertura, o regime da birmânia assinou um acordo preliminar de paz com os separatistas do sul do país.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt