O Mundo em resumo – 28 de Fevereiro

Cancelada cimeira da zona euro. Romney e Santorum defrontam-se no Michigan e Arizona. Repressão no Irão em véspera de legislativas. A actualidade internacional em resumo.

europa

crise do euro: divergências sobre o fundo de resgate levam ao cancelamento da cimeira da zona euro prevista para sexta-feira.

áustria: viena injecta 250 milhões de euros no quarto maior banco do país, com a imprensa a falar em ‘nacionalização’. é já a terceira operação do género desde 2008, fazendo os analistas recearem pela dívida soberana austríaca, nota o die presse.

alemanha:
a greve no aeroporto de frankfurt continua e poderá em breve levar ao encerramento da terceira maior estrutura aeroportuária da europa com a adesão dos controladores aéreos.

sérvia: bruxelas está prestes a atribuir a belgrado o estatuto de candidato à adesão à ue após a recente assinatura de um importante acordo entre as autoridades sérvias e o kosovo independente.

américas

estados unidos: mitt romeny e rick santorum tentam hoje a vitória em duas primárias essenciais no michigan e arizona. esta será a última votação antes da esperada super terça-feira, que terá votação simultânea em dez estados norte-americanos.

venezuela: no meio dos milhares de e-mails da agência privada de serviços secretos stratfor ontem divulgados pela wikileaks, surge a informação de que os médicos do presidente venezuelano não estão optimistas quanto à sua recuperação.

colômbia: os colombianos mostram-se pouco optimistas face à promessa das farc em abandonar a táctica de sequestros extorsivos. neste momento, a guerrilha colombiana mantém mais de quatro centenas de reféns.

médio oriente

síria: mais de 180 pessoas morreram desde domingo devido ao conflito entre o regime de bashar al-assad e os opositores que o querem derrubar. mas o ministro dos negócios estrangeiros garante que o governo não interfere numa «luta entre irmãos».

síria: paul conroy, fotógrafo do sunday times que acompanhava a jornalista marie colvin em homs, conseguiu hoje escapar para o líbano, onde receberá assistência aos seus ferimentos.


irão:
a amnistia internacional acusa o irão de ter preparado as legislativas de quinta-feira com detenções de jornalistas, bloggers ou cineastas, tentando limitar ao máximo o contacto entre o seu eleitorado e o resto do mundo.

áfrica

mali: cresce longe do olhar mediático uma crise humanitária no mali e nos países vizinhos devido aos combates entre o exército nacional e os rebeldes separatistas do azawad, a metade nordeste do país, de maioria tuaregue.

seychelles: mais um cruzeiro da companhia italiana costa em apuros. desta vez, no índico, ao largo de áfrica, onde o costa allegra sofreu um incêndio a bordo. não há notícia de vítimas e o navio está a ser rebocado para o arquipélago das seychelles. há dois portugueses entre os cerca de 1.000 ocupantes do cruzeiro. em janeiro, o costa concordia encalhou ao largo de itália, vitimando 32 pessoas.

ásia-pacífico

china: o vice-presidente xi jinping continua a sua digressão mundial, desta feita visitando a turquia. o encontro de três dias entre os líderes de duas economias em crescimento constante ficará marcado pela assinatura de acordos de cooperação militar e pela discussão em torno da situação na síria.


china:
wang shu, arquitecto chinês de 49 anos, foi escolhido para suceder a eduardo souto de moura como vencedor do prémio pritzker, considerado o nobel da arquitectura.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt