O Mundo em resumo – 29 de Fevereiro

Mitt Romney vence em mais dois estados nas primárias republicanas. Combates casa a casa em Homs, na Síria. Hamas terá rompido com o Irão. Roménia bloqueia adesão da Sérvia à UE. A actualidade internacional em resumo.

europa

irlanda: dublin vai submeter a referendo o pacto fiscal acordado em janeiro entre 25 estados-membros da união europeia.

bielorrússia:
minsk expulsa os embaixadores da polónia e da união europeia. o bloco europeu responde com a retirada de todos os seus diplomatas. o corte de relações acontece após a aprovação de novas sanções contra o regime de alexander lukashenko, considerado o último ditador da europa.

sérvia: contra todas as expectativas, a candidatura de belgrado à adesão à ue é bloqueada pela roménia, que exige o reconhecimento da minoria valaca (de língua romena). mas o diferendo poderá ser contornado rapidamente.

médio oriente

síria: o exército de bashar al-assad inicia um combate terrestre casa a casa pelo controlo do reduto rebelde de bab amr, em homs, poderá estar prestes a cair.

palestina: o hamas pode ter rompido com o irão. é esta a leitura que a time faz do anúncio do abandono do seu quartel-general em damasco e da declaração de apoio aos rebeldes sírios.

américas

estados unidos: na corrida republicana, mitt romney vence as primárias do michigan e do arizona, a poucos dias da decisiva super terça-feira.

venezuela: chávez recupera em cuba após uma terceira operação relacionada com a sua doença oncológica.

colômbia:demitida a procuradora-geral viviane morales, obreira de importantes ofensivas contra a corrupção e o abuso de poder, devido a questões processuais relacionados com a sua eleição.

ásia-pacífico

china: pelo menos 12 mortos num novo ataque de separatistas uigures contra chineses han em xinjiang.

china: depois do brasil, é a vez de pequim bater o pé por uma maior influência no banco mundial. o actual presidente, o norte-americano robert zoellick, cessa o mandato em junho. a china quer ter uma palavra a dizer na escolha do sucessor.

nova zelândia: o capitão do cargueiro rena declarou-se culpado pelo acidente que em outubro de 2011 causou um derrame de crude num importante recife de coral.

áfrica

egipto: saif al-adel, que terá liderado interinamente a al-qaeda logo após a morte de osama bin laden, é detido no cairo.

congo:
a al jazeera disponibiliza no seu site uma interessante reportagem sobre as extraordinariamente difíceis condições de trânsito no congo, onde uma viagem pela estrada pode demorar várias semanas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt