O Mundo em resumo – 2 de Março

Assinado pacto fiscal europeu. Putin já pensa nas presidenciais de 2018. Cruz Vermelha entra em Homs, onde os rebeldes sírios estão prestes a ser derrotados. O Egipto já tem data para a escolha do sucessor de Mubarak. A actualidade internacional em resumo.

europa

união europeia: os líderes europeus garantem que este é a cimeira da viragem: o crescimento será agora a sua prioridade, apesar de se manterem todas as metas da austeridade. e o défice estrutural será mesmo inscrito nas constituições nacionais.

espanha: o governo de mariano rajoy anunciou hoje que o défice de espanha chegará aos 5,8% em 2012, bastante acima das metas exigidas por bruxelas (4.4.%). rajoy fala em «sensatez» mas os mercados não parecem acreditar.

rússia: vladimir putin ainda não ganhou, formalmente, as presidenciais de domingo. mas já fala em recandidatar-se em 2018 e promete não reprimir quem não gostar da sua vitória.

médio oriente

síria: a cruz vermelha entrou hoje em homs, o bastião rebelde sírio, onde prestará assistência humanitária à população que viveu os últimos 30 dias sob intensos bombardeamentos do próprio exército.

israel: benjamin netanyahu está nos eua, onde se irá encontrar com barack obama. e, na imprensa israelita, há quem considere este encontro o mais importante da carreira do primeiro-ministro israelita, tendo em vista um possível acordo sobre um ataque às instalações nucleares iranianas.

egipto: as primeiras presidenciais desde a queda de hosni mubarak estão marcadas: 23 e 24 de maio para a primeira volta e 16 e 17 de junho para a votação decisiva.

américas

estados unidos: as sondagens indicam que mitt romney e rick santorum estão empatados no ohio, o maior prémio da super terça-feira das primárias republicanas.

américa central: a organização dos estados americanos alerta que os grupos criminosos do narcotráfico estão prestes a controlar todo o processo político em países como as honduras, a guatemala e el salvador. o méxico apela a uma concertação internacional de esforços contra o crime organizado a região.

brasil: dilma rousseff acusa os países ricos de ‘canibalizarem’ os mercados emergentes e declara que urge ‘combater a política perversa desses países’.

ásia-pacífico

maldivas: o presidente deposto mohamed nasheed, o primeiro democraticamente eleito na história daquelas ilhas, escreve em exclusivo para a foreign policy sobre o golpe que o derrubou.

índia: o blogue the diplomat escreve sobre o mais provável futuro primeiro-ministro indiano, rahul gandhi.

paquistão: atentado contra mesquita mata pelo menos 22 pessoas na região tribal de khyber, junto à fronteira afegã.

áfrica

sudão: o tribunal penal internacional emite um mandado de captura para o ministro sudanês da defesa abdelrahim mohamed hussein. tal como o presidente omar al-bashir, também este governante é procurado por crimes de guerra cometidos no darfur.

corno de áfrica: etiópia, sudão do sul e quénia anunciaram hoje um projecto de 25 mil milhões de euros para a construção de um porto-refinaria conjunto na costa do índico.

nigéria: a estranha moda do momento entre as jovens mulheres de lagos: perucas de cabelo brasileiro. há até relatos de roubos de cabelos a brasileiras que visitam o país.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt