O Mundo em resumo – 5 de Março

Putin vence presidenciais russas. Começa o julgamento do ex-primeiro-ministro da Islândia. Parlamento chinês reunido em sessão anual. A actualidade internacional em revista.

europa

rússia: sem surpresas, mas com muitas dúvidas, vladimir putin foi o vencedor das presidenciais, com cerca de 64% dos votos (99% dos votos apurados) de acordo com dados oficiais, ou pouco mais de 50% segundo o instituto independente golos, que considerou que as eleições não foram livres nem justas. de saída, dmitry medvedev faz um gesto conciliador dirigido aos dissidentes, ordenando a revisão da sentença do multimilionário mikhail khodorkovsky. mas para já, moscovo aguarda protestos da oposição.

islândia: começa o julgamento do ex-primeiro-ministro geir haarde, acusado de negligência perante o colapso do sistema bancário e da economia da ilha nórdica, que desde 2008 optou por uma via de recuperação alternativa à austeridade e ao apoio à banca privilegiados pelos restantes europeus.

médio oriente

iémen: pelo menos 85 soldados mortos por militantes da al-qaeda no sul do país.

irão: mahmoud ahmadinejad terá um parlamento hostil após a derrota da sua facção nas legislativas. entretanto, o presidente norte-americano barack obama ameaça teerão com acção militar, mas afirma que ainda há tempo para a diplomacia.

síria: quase 2.000 refugiados atravessaram a fronteira sírio-libanesa no fim-de-semana, após a queda do bastião rebelde de bab amr.

turquia: uma pessoa ferida após a explosão de uma bomba junto aos escritórios do primeiro-ministro erdogan.

áfrica

congo-brazzaville: pelo menos 206 pessoas morreram após uma série de explosões num paiol do exército na capital. os rebentamentos foram suficientemente fortes para arrasar janelas e telhados em kinshasa, capital do vizinho congo, do outro lado da fronteira fluvial. o acidente deveu-se a um curto circuito.

líbia: a liderança interina pediu desculpa à comunidade internacional após a destruição de campas de veteranos da segunda guerra mundial em bengazi. militares italianos, britânicos, indianos, canadianos, australianos, sul-africanos e neo-zelandeses estão sepultados no leste do país. suspeita-se da acção de extremistas islâmicos.

guiné-conacri: pelo menos 50 mortos após um acidente com um camião que transportava dezenas de pessoas.

ásia-pacífico

china: começa a sessão anual do parlamento em pequim, onde o primeiro-ministro wen jiabao anunciou uma revisão em baixa do crescimento económico (de 8,5% para 7,5%), o aumento do reduzido estado social chinês e uma injecção de crédito no sector privado. a procura interna, e não as exportações para um mundo em crise, terá de ser o principal motor do crescimento da china, reforçou. sobre a tensão no tibete e no xinjiang, o pm declarou que a china é uma «nação multi-étnica unificada».

américas

brasil: o ex-presidente lula da silva recupera de uma pneumonia mas permanece internado.

estados unidos: a última casa habitada da localidade de puna, no havai, é destruída pela lava do monte kilauea, sem fazer vítimas. há anos que o vulcão devora lentamente extensas áreas da maior ilha do arquipélago norte-americano.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt