O Mundo em resumo – 8 de Março

Invadida sede dos ex-combatentes da Renamo em Moçambique. Vídeo viral no YouTube apela à detenção do criminoso de guerra Joseph Kony. O Hamas afirma que não se envolverá numa guerra entre Israel e o Irão. A actualidade internacional em revista.

europa

grécia: os investidores privados têm até ao final do dia de hoje para anunciar qual a sua participação ‘voluntária’ no corte da dívida grega.

reino unido: o número de pessoas que perderam as suas habitações aumentou 14% no último ano. são perto de 50 mil as famílias britânicas sem casa.

médio oriente

síria: abdo husameddine, vice-ministro do petróleo na síria, colocou um vídeo no youtube afirmando que após 33 anos ao serviço de assad não deseja acabar a carreira pactuando com os crimes do regime. a confirmar-se, trata-se da primeira deserção no seio do regime desde o início da contestação, mais de um ano depois dos primeiros protestos.

palestina: o hamas garante não ser um braço armado do irão e afirma que apenas atacará israel se o estado judaico usar a força nos territórios palestinianos. «não nos envolveremos em qualquer outro conflito regional», garantiu mahmoud zahhar, um dos líderes do grupo, referindo-se a um eventual cenário de guerra entre israel e irão.


ásia-pacífico

paquistão: o supremo tribunal do paquistão exigiu ao primeiro-ministro yousuf raza gilani que requisite às autoridades suíças a reabertura de um caso de corrupção contra o presidente asif ali zardari – processo de 2003 que foi incluído numa amnistia de 2008 entretanto declarada inconstitucional pela corte suprema. a exigência expõe de novo a guerra entre o poder legislativo e judicial no país, com o governo a recusar a reabertura do caso alegando que o presidente goza de imunidade.

afeganistão: seis soldados britânicos perderam a vida, ontem, após uma explosão que destruiu a viatura onde seguiam. o incidente elevou para 400 o número de britânicos mortos no conflito iniciado em 2001.

áfrica

moçambique: a polícia invade a sede dos ex-guerrilheiros da renamo em nampula. pelo menos um agente ficou ferido. desde dezembro que os antigos combatentes estavam ali concentrados sob ordens de afonso dhlakama, que há meses ameaça ‘correr com a frelimo do poder’ através de uma vaga de protestos, nunca concretizados.

uganda: num esforço mediático extraordinário para uma pequena ong norte-americana, um vídeo sobre as atrocidades cometidas por joseph kony já foi visto 26 milhões de vezes em apenas três dias. o objectivo é aumentar a pressão da opinião pública internacional para que seja detido o líder do infame exército de resistência do senhor, um grupo fundamentalista cristão acusado de massacres, tortura, violações e rapto de crianças. há contudo quem critique a ong invisible children por apoiar o governo do uganda e outros inimigos de kony que também são acusados de violações dos direitos humanos.

américas

haiti: bill clinton, enviado especial das nações unidas para o país devastado pelo sismo de 2010, confirma que terá sido um soldado da onu introduzir a cólera no país. mais de 7.000 pessoas morreram desde então no haiti devido à doença.

chile: as autoridades começam a controlar a revolta na região de aysén, na patagónia, onde os locais protestam contra uma escalada generalizada dos preços.

méxico: ordem de libertação para a francesa florence cassez. a gaulesa fora condenada em 2005 a 60 anos de prisão pela participação em sequestros, mas os seus advogados sempre apontaram para a ausência de provas. o caso esfriou as relações entre o méxico e a frança de sarkozy, que se bateu pela libertação de cassez.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt