O Mundo em resumo – 12 de Março

Esquerda vence na Eslováquia, direita vence em El Salvador. No Afeganistão, alerta máximo após o massacre cometido por um soldado norte-americano. A actualidade em revista.

europa

suíça: helvéticos dizem ‘não’ a mais duas semanas de férias num dos seus recorrentes referendos. em cima da mesa estava a extensão de quatro para seis semanas do período legal de férias. as associações patronais acenaram com a ameaça da desaceleração da economia.

grécia: evangelos venizelos, ministro grego das finanças, concorre sem adversário à liderança do pasok, a mês e meio das legislativas.

eslováquia:  vitória esmagadora da oposição de centro-esquerda de robert fico nas legislativas de domingo, que obtém uma maioria parlamentar devido o escândalo de corrupção que arrasa grande parte da classe política eslovaca. no sábado, o dia ficou marcado na eslováquia por um violento incêndio num castelo do séc. xiv na região de kosice.

médio oriente

síria: kofi annan esteve em damasco para tentar forçar o diálogo entre o regime de bashar al-assad e os rebeldes, mas ambas as partes demonstram-se indisponíveis para negociar. entretanto, a oposição denunciou a morte de 47 mulheres e crianças às mãos das forças governamentais – estas negam-no com veemência. depois da batalha de homs, a violência centra-se agora em idlib.

gaza: pelo menos 20 palestinianos morrem em raide aéreo israelita.

iraque:  vaga de assassínios de jovens ‘emo’, uma ‘tribo’ musical incorrectamente conotada com a comunidade homossexual pelos extremistas islâmicos.

ásia-pacífico

afeganistão: soldado norte-americano foge da base e assassina 16 civis afegãos, incluindo mulheres e crianças que dormiam nas suas próprias casas, tornando ainda mais delicada a situação dos aliados no país. o presidente norte-americano barack obama lamentou o caso e prometeu investigá-lo. os talibãs ameaçam com represálias.

birmânia: os tempos de antena de aung san suu kyi estão a ser censurados pelas novas autoridades civis birmanesas devido às críticas da líder da oposição ao antigo regime militar. é um primeiro retrocesso após sucessivas concessões e reformas democráticas decretadas nos últimos meses.

china:  colapsa uma secção da novíssima linha de alta velocidade na província central de hubei.

américas

estados unidos: nas primárias republicanas, o sábado ficou marcado pela vitória de rick santorum no kansas (40 delegados) e de mitt romney em guam, ilhas marianas do norte e ilhas virgem (total de 27 delegados). a campanha vira agora a sul, onde na terça-feira vão a jogo mississippi e alabama. esta semana, destaque ainda para o democrata rod blagojevich, ex-governador do illinois, que começa a servir uma pena de 14 anos de prisão por corrupção.

el salvador:  direita vence legislativas, com o medo do crime a marcar a campanha e o sentido de voto dos eleitores.

áfrica

quénia: subiu para seis o número de vítimas mortais do atentado de sábado em nairobi. os islamistas do al-shabaab, da vizinha somália, são os principais suspeitos.

nigéria: novo ataque contra uma igreja cristã em jos vitima nove pessoas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt